As sessenta crianças atendidas pela Associação de Educação Especial Tia Maria (AEETM), no município de Santana do Matos, tem uma rotina regular, que adiciona às lições escolares o carinho de todos os voluntários no projeto. Somente há pouco mais de um ano a associação ganhou sede própria, mas sobrevive ainda de doações. Nesta quarta-feira (20) seus alunos tiveram um dia especial: com a presença da Assembleia Cidadã na cidade, a manhã foi de consulta ao pediatra.
O fato poderia não carregar nada de excepcional, não fosse por um detalhe: Santana do Matos, assim como muitos municípios do RN, tem déficit de várias especialidades médicas. E a Pediatria é uma delas. “A demanda aqui por esse tipo de atendimento é imensa. Hoje foi um dia muito especial para nós, pois só quem tem melhores condições financeiras consegue levar suas crianças para serem atendidas em outras localidades”, disse Maria Auzanete Dantas, uma das mães voluntárias da associação.
Além da consulta ao pediatra, o dia diferente também foi marcado por jogos de recreação que conquistaram a atenção dos pequenos e empolgaram também os seus pais. O atendimento a crianças especiais foi uma das novidades desta que é a 13ª edição. É exatamente esse o propósito do Assembleia Cidadã, que fica nesta quarta e quinta-feira (21 e 22) em Santana do Matos: levar ações e serviços que ainda não chegaram – ou que existem, mas não suprem completamente as demandas – aos municípios do RN. As ações estão sendo realizadas no Ginásio David Azevedo de Araújo e na Escola Estadual Aristófanes Fernandes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário