sábado, 15 de maio de 2010

O DEPUTADO FEDERAL FELIPE MAIA E O PRÉ CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL NEY LOPES JÚNIOR VISITARAM TOMILUÁ MACÊDO



Vereador Washington, Joaquim de Preta, Kaká, Gonzaga do Jaú e Rogério

Residencia de Tomilua Macedo na Fazenda Varzea do Juazeiro

Ney Junior, Dep. Federal Felipe Maia, Ex Prefeito João Lopes

Aconteceu hoje 15 de maio na Fasenda Várzea do Juazeiro, residência do Ex-Vereador Tomiluá Ferreira de Macêdo, Churrasco e almoço com a presença de muitos amigos e várias lideranças politicas como o Ex-Prefeito João Lopes, sua filha Lardijane, Ex-Vereadores Chico de Miguel e Danda, Vereadores, Washington Luiz e Magnos José Presidente da Câmara Municipal, Pré candidato a Deputado Estadual Vereador Ney Lopes Júnior e o Deputado Federal Felipe Maia. também marcou presença Dutra Assunção representante do Jornal Cajarâna, a Cobertura Jornalística ficou por conta do Amigo Edilima Freire


CÂMARA EM AÇÃO




Aconteceu na noite de ontem sexta-feira 14 de maio no Plenário Vereador Carlos Alberto e Silva, sessão ordinária da Câmara Municipal de Santana do Matos/RN. Plenário praticamente lotado por profissionais da Saúde, componentes da Banda de Música, opúblico compareceu mesmo a sessão. No horário regimental estavam presentes na casa os Vereadores: Magnos José dos Santos, Washington Luiz Júnior, Erinaldo Florêncio Xavier, Edilson Lopes da Silva, Francisco Sales de Araújo, Airton Ovídio de Azevedo, João Maria Cadó de Macêdo e Francisco de Assis Santos, contagem dos Vereadores presentes. Oito dando número legal deu-se inicio a sessão com a leitura de um véssiculo biblico, ouvido o hino do município o Presidente autorizou a leitura da ata anterior e convidou os cidadãos, João Antônio de Assunção e Dutra Assunção para faser parte da mesa dos trabalhos, eles préviamente inscritos para a tribuna livre. Após esplanação por quinze minutos cada um o Presidente os facultou a permanência na mesa. autorizou a leitura das matérias em pauta. do chefe do executivo mensagem de veto ao projeto que reduz a carga horária dos profiscionais de Enfermagem de 40 para 30 horas semanais. Projeto de lai de autoria do Vereador Washington Luiz que determina o repasse de 1% do FPM para a Associação Cultural Maestro Romildo Batista ( a Banda de Musica ) Em saguida teve inicio o grande expediente o 1º Edil a usar o espaço foi Erinaldo Florêncio, em seguida Washington Luiz Júnior, que no seu pronunciamento defendeu a aprovação do ´rojeto de lei: 016/2010. houveram vários discursos e em seguida iniciou-se a votação o Veto do Sr. Prefeito foi derrubado por unanimidade. O Presidente concedeu visto ao projeto da Banda de Musica a pedido do Vereador João Maria Cadó. no espaço reservado para considerações finais ainda usaram da palavra os Edis: Airton Ovídio, Washington Luiz e João Maria Cadó.

Nova carteira de identidade unificada terá chip e impressão a laser

A carteira de identidade receberá algumas mudanças esse ano. A emissão do documento deverá ser como base bando de dados nacional, sendo que agora terá um chip com a impressão a laser, o que vai garantir mais segurança para os cidadãos.

A nova carteira de identidade não poderá mais ser plastificada, terá que ficar em um plástico, pois assim facilita a verificação é verdadeira ou não. O novo documento RIC (Registro de Identidade Civil) terá apenas uma única numeração em todo país. A emissão do documento ficará por conta do INI (Instituto Nacional de Identificação) da policia Federal.

Com esse novo documento, as pessoas deverão emitir apenas uma única vez, porém poderá tirar a segunda via em qualquer unidade da federação. Sendo que atualmente o cidadão pode tirar o RG em cada estado, assim com uma numeração diferente, que não existe mais nos dados nacional. Então com certeza a mudança vai trazer mais benefícios, não só para o governo, como também para a população.

Através do Chip, o documento poderá guardar mais informações, inclusive de impressão digital do cidadão. O governo acredita que em nove anos todos já tenham feito a nova mudança. Inicialmente o objetivo é fazer o documento para cidadão que ainda não possuem o registro, depois começa a mudança. Até a mudança final, as pessoas poderão usar as duas carteiras de identidade. Então assim que tiver oportunidade faça um novo documento, agora o RIC, com mais segurança.

UM PLEITO ATENDIDO


Aproveito a oportunidade para agradecer em nome dos que trafegam pela entrada do conjunto Lavoisier Maia, ( conhecido como o corte, saida para Bodó ), partindo da Av. 27 de Outubro, pois as reclamações eram constantes de que o acesso estava tão ruim que nem de moto prestava pra passar. O Vereador Washington Luiz, Apresentou Requerimento pedindo para que fosse colocado material e passado a maquina moto-niveladora para melhorar o acesso ao Conjunto. Além de ter procurado o Prefeito e o Secretário de Obras e pessoalmente cobrou a recuperação. E já colocaram lá um material, não um matérial de boa qualidade mas melhorou o acesso, e esperamos que num breve espaço de tempo resolvam também o acesso ao Bairro Alto da Boa Vista.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

COLÔNIA CONSEGUE ALEVINOS E PEIXA O AÇUDE DA PEDRA







O Vereador Magnos José dos Santos, Presidente da Colônia de Pescadores Z 61 deste município de Santana do Matos, esteve em Caicó no inicio da semana e conseguiu junto ao DNOCS, uma remessa de alavinos para o Açude da Pedra.
Convidado o Vereador Washington Luiz, acompanhou Magnos até o açude da Pedra onde receberam funciomários do DNOCS, vindos de caicó trazendo 100.000 ( cem milheiros ), de Alevinos para peixar o açude, onde se Deus quiser dentro de alguns meses os pescadores vão ter a oportunidade de pescar e aumentar a produção de pescado junto a colônia.

LULA ESTÁ ACIMA DO BEM E DO MAL - DIZ SERRA


Candidato do PSDB à Presidência, José Serra elogiou nesta quinta (13) o presidente Lula. Em Pernambuco, o tucano disse que a “popularidade do petista está acima do bem e do mal”. O tucano garantiu que, se eleito, pretende dar continuidade a todas as obras em andamento, entre elas a transposição do Rio São Francisco. Sobre a escolha do seu vice, Serra disse que o senador Sérgio Guerra (PSDB), coordenador da campanha, “está cuidando do assunto”.

Estratégia ou não, adversários se elogiam: É o fim do mundo?

PROJETO PÉ NA TRILHA EM BODÓ




Neste sábado dia 15 de maio, o projeto Pé na Trilha, coordenado por Dr. Arimatéia, estarão visitando o município de Bodó e conhecendo suas belezas naturais.

Começando pelas ruinas da Mina Cafuca, onde visitarão a mineração, a cachoeira( onde se faz rapel), e retornando a cidade, a trilha se estenderá pela Cachoeira da Vaca no sítio Riachão.

Depois do passeio ecológico, o prefeito Avamar Alves, oferecerá um almoço aos mais de 40 participantes.
blog de bodó.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

SANTA TEREZA UM DISTRITO PRATICAMENTE ABANDONADO











Queremos chamar a atenção das autoridades pois o Distrito de Santa Tereza está abandonado por completo, os poucos postes de iluminação existentes no Distrito alguns estão com as lâmpadas apagadas, não há saneamento básico, não tem coleta de lixo, não tem água encanada e nem tratada, comunicação é uma tristeza um TP-Orelhão é o unico contato telefônico disponivél. Existe um pôsto de saúde e conta com o atendimento de uma equipe do Programa de Saúde da Família-PSF, Uma ou Duas vezes por semana, que hoje está sem Médico, não tam uma Praça. Observando e conversando com alguns moradores nota-se que o poder público está ausente do Distrito, o mato toma conta dos canteiros no centro da comunidade, do acésso ao cemitério Público, a estrada de acesso Séde do Município ao Distrito está intrafegavél, as passagens molhadas nos rios foram arrebentadas pelas enchentes de 2009 e até agora nem uma ação para recuperar, os moradores da comunidade dizem que as autoridades não estão dando a atenção que a comunidade merece.


quarta-feira, 12 de maio de 2010

Acabou o cheque (ou cheque voto) reforma: de 1º junho a 31 de outubro

Robson Pires

Ao apreciar de forma monocrática a Representação 474-58.2010.6.20.0000, o juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), Aurino Lopes Vila, decidiu pela suspensão em todo o Rio Grande do Norte, no período de 1º de junho a 31 de outubro deste ano, a execução do programa Cheque-Reforma ou Cartão Reforma, sob pena de pagamento de multa diária no valor de R$ 1 mil.

A determinação ocorreu por volta das 18h desta terça-feira(11).

RESPOSTA DA DIRETORA DA ESCOLA MUN. PROF. LUIZ PEREIRA:



Através da história percebemos como os meios de comunicação em massa, foram e são importantes para a conquista da liberdade de expressão, dos direitos do povo, da conscientização política e para o fim das injustiças sociais. Por isso, devemos ter cuidado para não utilizá-los apenas para fazer acusações baseadas em denúncias anônimas e infundadas, demonstrando assim uma falta de compromisso com a verdade e consequentemente a falta de credibilidade do veículo de comunicação em que foi publicada a notícia. Precisamos usá-los com responsabilidade, seriedade e imparcialidade, caso contrário, partidarizam-se,não exercitam a visão crítica, cega, cala, e fala para si mesmo.

Portanto, vereador Washington, antes de postar qualquer notícia em seu blog, para que este não perca a credibilidade (se é que tem...), verifique-as primeiro, pois a merenda da referida escola, não é composta apenas por suco e bolacha. A escola oferece aos alunos semanalmente, o seguinte cardápio: arroz com frango, cuscuz com carne, cachorro-quente com suco, sopa de carne com legumes e doces. Lembramos também, que na creche servimos duas merendas diárias, a primeira às 8h e a segunda às 10 horas e 15 minutos. Porém, quando quiser fazer uma matéria séria e compromissada com a verdade estarei a sua disposição para demais informações sobre o cardápio da referida escola.

Para os cidadãos santanense que com certeza ficaram perplexos com esta fofoca, fiquem tranquilos, pois as pessoas que trabalham nesta instituição de ensino são responsáveis e com certeza se preocupam muito mais com os alunos do que essas pessoas que querem apenas fazer oposição.Quanto a esta “mãe”, acho que ela denfenderia melhor o seu filho vindo a escola, pois mãe que é mãe, não tem medo de defender seus filhos, mostra a cara aparece, não fica se escondendo através de blogs sensacionalistas.

O blog: como falamos que o espaço está aberto para as denuncias que se fizerem necessárias, como também para as pessoas que se acharem prejudicadas se defenderem, este é um espaço democrático e tem crédibilidade pode não ter para a senhora Diretora mas tem para os internautas que diáriamente ultrapassa os 120 leitores. Quero dizer a jovem e Educada Diretora que o blog tem credibilidade, Este não é um blog sencionalista e sim garante a liberdade de expressão que a senhora fala a cima, também não é fofoca e sim a voz de uma mãe que com medo de représalia prefere o anonimato para mostrar a realidade. E não adianta a senhora ou pessoas inescrupulosas por em dúvida a sua credibilidade. Em momento algúm falamos mau, nem colocamos em dúvida o funcionamento da Escola, nem tão pouco o trabalho dos profissionais de Educação lotados nessa Escola. Tem um velho ditado que diz que tem pessoas que de um "pingo Dágua formam um oceano" fiquem sabendo de que a minha função de fiscal foi conquistada pelo voto de 599 passoas que represento neste município e vou continuar desempenhando as minhas funções até 31 de dezembro de 2012. E vou continuar ouvindo os reclames da população e cobrando quando achar que é necessário.

Washington Luiz Júnior.

CARTA DE UM PROFESSOR AO SACRETÁRIO DE EDUCAÇÃO



Vamos a mais uma resposta. Senhor Secretário de Educação, já que o senhor transcreveu artigos em defesa à sua informação, vou transcrever na integra o que diz o Manual de Orientação do FUNDEB, publicado em 2009 pela Presidência da República, Ministério da Educação, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Diretoria Financeira e Coordenação-Geral de operacionalização do Fundeb e de acompanhamento e Distribuição da Arrecadação do Salário-Educação.

Na página 21, onde fala sobre a utilização dos recursos pelos Estados, Distrito Federal e Municípios, no ponto 4.1.4 - Parcela de até 40% do Fundo, o texto, na íntegra, diz o seguinte: “Cumprida a exigência mínima relacionada à garantia de 60% para remuneração do magistério, os recursos restantes ( de até 40% do total ) devem ser direcionados para despesas diversas consideradas como de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino(MDE), realizadas na educação básica, na forma prevista no artigo 70 da Lei nº 9.394/96 (LDB).” Interpretando esse texto, entendo que só após cumprida a garantia da remuneração do magistério, que é de no mínimo 60%, os recursos restantes devem ser direcionados para a MDE. Não sendo estipulado o valor máximo, abre-se margem e fica entendido que esse valor pode ser de até 100%.

Na página 41, do mesmo manual, onde fala sobre Aspectos finais e complementares sobre a operacionalização do Fundeb, no ponto 7.2 – Limite mínimo obrigatório com remuneração de magistério X limite máximo legal com pagamento de pessoal, o texto, também na íntegra, diz o seguinte: “O limite mínimo de 60% do Fundeb para remuneração do magistério obedece a comando constitucional e tem o objetivo de valorizar esse grupo de profissionais ante ao enorme desafio de melhorar a qualidade da educação básica, e seu cálculo incide apenas sobre o total dos créditos realizados na conta do Fundo no decorrer do ano e se destina, exclusivamente, à cobertura da folha de pagamento dos profissionais do magistério em efetivo exercício no ensino fundamental público.”

Como o senhor pode ver, já li alguma coisa sobre o artigo 70 da LDB e sobre o MDE, mas mesmo assim não me considero um especialista nas leis sobre a educação; indico essa especialização para o senhor, que, como Secretário de Educação, tem obrigação de se aprofundar nesse assunto. Para começar sua especialização, analise esse pequeno texto do último parágrafo retirado do Manual do fundeb, que eu, como não tenho capacidade de interpretar um artigo de uma lei, segundo a sua opinião, devo ter interpretado errado, principalmente, o significado e a que se refere a palavra que fiz questão de destacar para sua análise na primeira aula de especialização.

Quanto à questão de o valor do piso está ou não sendo cumprido; quando a prefeitura estiver pagando o valor de 768,50 R$ para os professores iniciais com carga horária de 30 horas e nível de magistério, respeitando o plano de cargos, carreira e salário, aí eu farei questão de divulgar que finalmente vocês estão cumprindo essas leis.

Só mais uma coisa, senhor secretário; não basta apenas fazer com que nem um professor ganhe menos do que os 768,50 R$, mesmo considerando todas as outras vantagens, como qüinqüênio, títulos e etc. Para cumprir a lei, vocês têm que garantir esse valor para a classe inicial no magistério, que é pra quem é destinada essa lei, e adequar o salário dos outros professores de acordo com o plano de cargo, carreira e salário. Uma lei não elimina a outra.

Professor Assis Braga

terça-feira, 11 de maio de 2010

Dunga convoca a SELEÇÃO – sem Ganso e Neymar


Hoje (11) às 13h, o técnico Dunga convocou a Seleção Brasileira de Futebol, que para muitos não tiveram surpresas, mas decepcionou muitos torcedores (não apenas santistas) com a não convocação de Neymar e/ou Ganso. Mas, temos de acreditar, pois trata-se da Seleção Brasileira e vamos a lista dos 23 convocados:album_selecao_3GOLEIROS:
Julio César (Inter de Milão), Gomes (Tottenham), Doni (Roma)

LATERAIS:
Maicon (Inter de Milão), Daniel Alves (Barcelona), Michel Bastos (Lyon), Gilberto (Cruzeiro)

ZAGUEIROS:
Lúcio (Inter de Milão), Juan (Roma), Luisão (Benfica), Thiago Silva (Milan)

MEIO-CAMPISTAS:

Felipe Melo (Juventus), Gilberto Silva (Panathinaikos), Ramires (Benfica), Elano (Galatasaray), Kaká (Real Madrid), Josué (Wolfsburg), Julio Baptista (Roma), Kleberson (Flamengo)

ATACANTES:
Robinho (Santos), Luis Fabiano (Sevilla), Nilmar (Villarreal), Grafite (Wolfsburg)

A seleção estreia na Copa em 15 de junho contra a Coreia do Norte no estádio Ellis Park, em Joanesburgo, às 15h30m (de Brasília). Cinco dias depois, o time de Dunga encara a Costa do Marfim no Soccer City, na mesma cidade e horário. O rival da última rodada do Grupo G é Portugal, 25 de junho, às 11h (de Brasília), em Durban.

A preparação começa a partir do próximo dia 21, com exames médicos e testes físicos no CT do Atlético-PR. A equipe se concentra em Curitiba até o dia 26, quando embarca para a África do Sul. O local escolhido pela CBF para hospedar a seleção é o hotel Fairways, que fica dentro de um gigantesco complexo de golfe chamado Randpark Golf Clube, na região de Randburgo, em Joanesburgo. Na África do Sul, a equipe deverá fazer dois amistosos, ainda sem rivais definidos.

_produtos_30_123-1433-030_123-1433-030_detalhe1Camisa oficial da seleção nesta copa de 2010 na África do Sul

Pela norma da Fifa, todos os convocados devem estar liberados pelos seus clubes até 17 deste mês. Julio César, Maicon e Lúcio defenderão o Inter de Milão na final da Liga dos Campeões contra o Bayern de Munique, dia 22, e devem se apresentar com atraso (A CBF ainda vai conversar o trio para acertar a data da apresentação). Outro jogador que também passa por situação parecida é Luis Fabiano. O Sevilla, clube do atacante, disputa a final da Copa do Rei contra o Atlético de Madri no dia 19.

A Fifa determina que em 1º de junho as federações apresentam as listas finais de 23 nomes, selecionados entre os 30 divulgados até esta terça (A CBF vai divulgar esta noite, em seu site oficial, os sete restantes). A partir dessa data, só poderá haver trocas em caso de lesões até a véspera da estreia da equipe na Copa. E o jogador convocado para substituir um machucado não precisa ser um dos sete excluídos da relação inicial de 30.

Fonte e fotos: G1

segunda-feira, 10 de maio de 2010

COMEMORAÇÃO AO DIA DAS MÃES







Na tarde do domingo dia das Mães o Vereador Washington Luiz comemorou ao lado das Mães de Palestina ll, participando de uma missa, celebrada pelo Padre Josino Raimundo e em seguida houve uma confraternização com as mães muito bôlo, canja de galinha e refrigerantes além de sorteio e distribuição de presentes, organizado pela Associação das Mulheres Trabalhadoras do Assentamento Palestina ll, veja fotos a cima.

VISITA A ZONA RURAL




A convite do Presidente da Associação Comunitária dos trabalhadores Rurais de Rufão Sr. Adevanil Moura, O Vereador Washington Luiz, participou no domingo 09/05 dia das mães com inicio as nove horas onde estava presente o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santana do Matos-STR e atual Presidente do FUMAC, Sr. José Benedito Soares, de uma reunião da referida Associação, Zé Benedito em sua fala disse que estava disposto a ajudar a associação aumentando a expectativa dos sócios em conseguir um projeto produtivo junto ao Programa de desenvolvimento Solidário-PDS. Washington Luiz que além de Vereador é conselheiro do Fumac e também se dispós a ajudar, para viabilizar a aprovação e conseguir priorizar projeto da associação de Rufão dentro da cota dos recursos disponibilizados para as associações, fasendo com que Rufão seja contemplado com um projeto que venha beneficiar a agricultura familiar e dar sustentabilidade as famílias da comunidade.

CÂMARA EM AÇÃO


Sexta-feira dia 07 de maio aconteceu a 13ª Sessão Ordinária do 1º periodo Legislativo. Teve inicio no horário regimental com a presença dos seguintes Vereadores: Magnos José dos Santos (presidente), Washington Luiz Júnior, Erinaldo Florêncio Xavier, Francisco Sales Araújo e João Maria Cadó de Macêdo, Foi feito a contagem dos Vereadores em plenário, cinco dando número legal a sessão foi iniciada com a leitura de um véssiculo biblico, Hino do município e leitura da Ata da sessão anterior. Feito a leitura das matérias em pauta o Presidente anunciou o grande expediente.
o 1º a faser uso da tribuna foi o Vereador Washington Luiz que iniciou fasendo a justificativa de um projeto de lei de sua autoria para que o município destine 1% do FPM para a Associação Cultural Maestro Romildo Batista dos Santos, para que a banda de musica de nossa cidade possa continuar desenvilvendo o seu trabalho social e cultural junto a comunidade Jovém do nosso município. E ainda apresentou requerimento ao Prefeito Municipal Assis Silva e ao Secretário de Obras Paulo Bezerra no sentido de que seja adquirido uma maquina Reto-Escavadeira para o nosso município com esse equipamento a Prefeitura irá ajudar ao Homem do campo na escavação de cacimbas para conseguir água para os rebanhos na zona Rural, além de servir para desenvolver outros trabalhos. Todos os cinco Vereadores presentes fiseram uso da palavra.

Começa hoje (10) vacinação contra nova gripe de pessoas entre 30 e 39 anos


Começa nesta segunda-feira (10) outra etapa da campanha de vacinação contra a nova gripe. O grupo-alvo desta vez é a população de 30 a 39 anos de idade. São estimados 30 milhões de pessoas nessa faixa etária. Serão duas semanas de vacinação. O último dia para se imunizar é 21 de maio, uma sexta-feira.
No ano passado, os adultos entre 30 e 39 anos representaram a maior parcela de mortes causadas pelo vírus influenza A (H1N1): 22% do total de 2.051 óbitos registrados.
Até sexta-feira, 47,5 milhões de pessoas haviam sido imunizadas em todo país (81% dos membros dos grupos convocados). A campanha, gratuita, começou em 8 de março, dividida em cinco etapas, conforme o público-alvo.
As crianças entre seis meses e dois anos ainda precisam tomar a segunda meia dose da vacina, o que deve ocorrer 30 dias depois da primeira.
Fonte:Robson Pires