sábado, 16 de outubro de 2010

Câmara de Angicos dar posse a Ronaldo


posse

Coube ao vice-presidente da Câmara Municipal de Angicos, vereador Leonel Ribeiro Neto “Neto de Dezim” [PMDB], que assumiu o legislativo angicano, após o presidente Marcos Antonio de Macedo “Marcos Loló” [PTB], assumir o executivo com a cassação do prefeito Clemenceau Alves [PMDB] empossa o médico Ronaldo Teixeira [PSB], como prefeito de Angicos.

Após o momento de posse, o vereador Jalmir Dantas [PP], fez discurso onde disse da sua felicidade por aquele momento, esperou e já valeu a pena, e que a justiça foi feita.

O prefeito empossado, Ronaldo Teixeira disse que vai dar continuidade ao trabalho iniciado em sua gestão, que não poderia ser paralisado.

“Angicos vem num crescimento extraordinário e nós vamos continuar com esse trabalho. Não serei prefeito apenas daqueles correligionários, mas de todos angicanos e vou trabalhar para que Angicos seja a capital da Região Central”.

O presidente da Câmara, vereador Marcos Loló, desejou boa sorte ao prefeito empossado e que poderia contar com todos os vereadores para trabalhar pelo município.

plenario

NOTICIA DA HORA !!!!

Acabo de ser informado de um grave acidente na RN 118, nas imediações do serrote da pista, onde foi vitima de abalroamento entre uma moto pilotado pelo conhecido CIRO, filho de Lourival, que morreu na hora.
O carro que vinha em sentido contrario foi uma caminhonete ate agora não identificada, que vinha sentido jucurutu/São Rafael, a vitima já foi conduzida ao ITEP Mossoro.

Horário de verão começa à 0h de domingo em três regiões do país


horario-de-verao A partir da zero hora do próximo domingo (17), começa o horário de verão no país. Quando o relógio apontar a meia-noite de sábado, os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão adiantar os relógios em uma hora. Participam do ajuste moradores do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Segundo o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), Ildo Grüdtner, o objetivo da medida é diminuir o consumo e a demanda de energia no país, gerando economia financeira e de recursos naturais. O horário de verão se estenderá até o dia 20 de fevereiro de 2011.

Ao adiantar o ponteiro do relógio, o Brasil “ganha” mais uma hora de claridade ao final do dia. Assim, aproveita melhor a luz natural no período de suprimento mais crítico do dia (das 18h às 21h), quando as pessoas voltam para casa, tomam banho, e a iluminação pública é ativada.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Nesta Sexta às 17h Ronaldo Teixeira e Deusdete Gomes assumem o Executivo Municipal em Angicos

Dr Ronaldo Teixeira
O ex-prefeito e médico Ronaldo de Oliveira Teixeira (PSB) foi diplomado Prefeito do Município de Angicos nesta sexta-feira (15) às 11h e será empossado no cargo às 17h na Câmara Municipal de Angicos. O empresário, advogado e ex-vereador Deusdete Gomes (PTB) também será empossado no cargo de vice-prefeito na mesma solenidade.

O prefeito Clemenceau Alves (PMDB) teve o seu mandato cassado pela segunda vez pelo TER – RN. Na primeira cassação por compra de votos, entretanto o mesmo conseguiu uma liminar que lhe manteve no cargo Agora a nova cassação se baseia em irregularidades na prestação de contas no pleito de 2008.

TRE cassa mandato do prefeito de Angicos

Pela maioria de votos dos seus Membros, a Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, em sessão realizada na tarde de ontem, julgou procedente recurso em Ação de Investigação Judicial Eleitoral para cassar o diploma do prefeito do município de Angicos, Clemenceau Alves, bem como declarar sua inelegibilidade por um período de 08 anos, dando posse imediata aos candidatos segundos colocados no pleito de 2008, ora recorrentes.
O recurso, de n.º 38860-69, foi interposto por Ronaldo de Oliveira Teixeira, Deusdete Gomes Barros e coligação “Força do Povo” em face de Jaime Batista e Clemenceau Alves, candidatos eleitos para os cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente, no município de Angicos, nas Eleições de 2008.
Os recorrentes atacavam sentença proferida pelo juízo de 1º grau da 18ª Zona Eleitoral, que julgou improcedente AIJE por eles interposta, por suposta prática de captação ilícita de recursos e abuso de poder econômico, caracterizados por gastos de campanha não contabilizados.
Segundo constam nos autos, os recorridos realizaram dez comícios durante a campanha eleitoral, declarando à Justiça Eleitoral na prestação de contas apenas um. No decorrer do processo, o prefeito eleito Jaime Batista veio a falecer, sendo assim extinto sem resolução de mérito em relação a sua pessoa.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Santana do Matos Senso 2010, com 87% da população recenceada


Rio Grande do Norte

População

Estimada*: 14.544
Recenseada: 12.652
Média de moradores por domicílio: 3,38

Já recenseada: 87%
Ainda não recenseada: 13%
Coleta encerrada
Finalizado


Domicílios

Estimados*: 4.407
Recenseados: 3.738


Já recenseados: 85%
Ainda não recenseados: 15%
Coleta encerrada
Finalizado



População e Domicílios recenseados

As datas apresentadas são as 8 mais recentes ou quantas estiverem disponíveis na data atual.

O valor de zero por cento não indica necessariamente que a coleta não foi iniciada na região mas sim que os dados ainda não foram transmitidos para central de dados.

* Os valores são calculados com base em estimativas feitas em 2009 para população e domicílios ocupados. O valor de cem por cento pode não corresponder a totalidade da população e/ou domicílios na região, devido ao crescimento ou diminuição da população e/ou domicílios ocupados.

SAÚDE... SEM SAÚDE!

“Inverteram a ordem natural das coisas. Não concordo com essa decisão e, com certeza, é motivo de muita preocupação para os prefeitos do interior.” A declaração é do presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) e prefeito de Lajes, Benes Leocádio, a respeito do acordo da Justiça com o Governo do Estado de fechar as unidades de prontoatendimento (média e baixa complexidade) de todos os hospitais regionais. O presidente da Associação dos Municípios da Região Oeste (AMORN) e prefeito de Riacho da Cruz, Marco Aurélio, concorda com o colega.
A decisão da Justiça Estadual tem como base ação movida pelo Ministério Público Estadual há 11 anos contra a Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP), com o objetivo de desafogar o HWG, em Natal. Ao longo dos anos, a Justiça Estadual emitiu várias decisões obrigando a retirada de pacientes dos corredores do hospital e, de fato, essas decisões foram respeitadas, mas logo em seguida os corredores voltaram a ficar ocupados com pacientes, muitos do interior. “Isso porque os hospitais regionais do interior não funcionam como deveria”, explica Benes Leocádio.
A partir do acordo entre o Governo do Estado e o Ministério Público firmado na última segunda-feira, 4, na presença da juíza Sulamita Pacheco, o atendimento de baixa e média complexidade em hospitais estaduais será encerrado e transferido para os municípios no prazo de 60 dias. Explicam que essa medida é para tentar diminuir o déficit de leitos nos hospitais do Estado.
Participaram da audiência a promotora de justiça Iara Maria Pinheiro de Albuquerque, com atribuições na área de saúde, o secretário estadual de Saúde, George Antunes de Oliveira, o procurador do Estado Miguel Josino Neto e a diretoria do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. O Estado vai transferir em 30 dias 50 pacientes do HWG para o Hospital Rui Pereira e instalar dez leitos de internação de ortopedia para o Hospital Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim.
No prazo de 60 dias, o Estado vai fechar as unidades de prontoatendimento existentes nos seguintes hospitais regionais: Pau dos Ferros, Assú, Parnamirim, Macaíba, Natal (hospitais Walfredo Gurgel, Giselda Trigueiro, Maria Alice Fernandes e José Pedro Bezerra), Caicó e Currais Novos, assegurando, no mesmo prazo, leitos para internação hospitalar de clínica médica aos munícipes das regiões citadas, esvaziando os corredores do Hospital Walfredo Gurgel, retirando todos os pacientes das macas.
Nos próximos 15 dias, a promotora Iara Pinheiro vai reunir os prefeitos e secretários de saúde, para lhes cientificar de suas responsabilidades constitucionais e legais, especialmente no que se refere ao prontoatendimento dos munícipes, que deixa de ser responsabilidade do Estado. Esse problema já não existe em Mossoró. O Hospital Regional Tarcísio Maia se antecipou em um ano e resolveu o problema, inclusive dividindo as responsabilidades com a Prefeitura de Mossoró.
Na opinião de Benes Leocádio, o Governo do Estado primeiro deveria firmar parceria com os Municípios para estruturar as unidades municipais de saúde para fazer o atendimento de média e baixa complexidade, como já acontece em Mossoró, para só então fechar as unidades de prontoatendimento dos hospitais regionais de média e complexidade. “Aonde o cidadão vai pedir socorro?”, pergunta Benes Leocádio. “É mais um custo jogado nas mãos dos prefeitos sem que o Governo destine recursos para esse fim”, reclama o prefeito de Riacho da Cruz, Marco Aurélio.


Fonte: Jornal de Fato/Cezar Alves

Como foi o Dia das Crianças para Dilma e Serra

DIA DAS CRIANÇAS FOI COMEMORADO EM PALESTINA II








Hoje, 12 de outubro, é dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
E Dia das Crianças.
Que cada um de nós encontre em seu coração, religioso ou não, agnóstico ou ateu, não importa, um minuto para pensar no Brasil e meditar sobre o que é melhor para os brasileiros de hoje e os de amanhã.
Da minha parte, peço a Maria saúde e paz para todos nós e que Ela proteja o Brasil de todos os males, sobretudo os prenhes de mentira e falsidade.
E muita alegria para as nossas crianças. Sem saúde, paz e comida na mesa, não há alegria. Por isso me detive na alegria. A Comunidade de Palestina ll comemorou esta data com uma festinha para todas as crianças da agrovilla, muitas brincadeiras, desfiles, e distribuição de brinquedos, bôlo refrigerantes, pipocas e docês, foram distribuidos. Pois a festa contou com o patrocinio dos amigos João Lopes, Washington Luiz e a comunidade. Com o esforço da Professora Neuza em conjunto com a Associação das Mulheres de Palestina promoveram este evento de grande importância para as crianças da Palestina. Parabens para os organizadores. Parabens a todas as Crianças da Palestina.

Arquidiocese de Natal permite que religiosos orientem fiéis na política



Instituição defende recomendações da CNBB e prega necessidade de candidatos com princípios éticos e morais.

Seguindo a cartilha da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Arquidiocese de Natal autoriza que bispos e padres orientem os fiéis na escolha de candidatos com princípios éticos e morais, entre os quais se incluem especialmente o respeito incondicional à vida, à família, à liberdade religiosa e à dignidade humana. Para a Igreja, a prática do aborto, por exemplo, fere esses princípios. Razão pela qual a Instituição parece ter declarado uma “cruzada” contra a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, que teria declarado, em 2007, ser favorável à descriminalização do aborto. Em missa transmitida pela TV Canção Nova, na terça-feira (5), o padre teria pedido aos fiéis que não votem em Dilma neste segundo turno, pois a petista seria a favor do aborto. A candidata e a coligação “Para o Brasil seguir mudando” entraram com representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo direito de resposta contra a TV. Na ação, a campanha de Dilma ressalta que as declarações do padre são “falsas e ofensivas, de cunho difamatório e calunioso”. A exemplo da missa transmitida pela TV Canção Nova, em Natal alguns padres estão em campanha contra a petista. De acordo com uma fonte do Nominuto.com, na Comunidade Católica de Casais Vida Nova as orações são para que Dilma perca a eleição. Na Igreja São João, em Lagoa Seca, ecoa o alerta para que os católicos votem em candidatos que sejam favoráveis a vida. Religião e Política Para o cientista político Emanuel Evangelista essa relação entre religião e política é recorrente e preocupante. “No Brasil esse debate é sempre trazido pelos setores conservadores. Essa discussão que está acontecendo é muito preocupante", considera. "É uma agenda da Idade Média”, critica, emendado a Idade Moderna rompeu com a forte ligação existente entre Estado e Igreja e iniciou o Estado laico, ou seja, aquele que assegura a todos a liberdade de crença religiosa. “Não é papel do governo estar preocupado com princípios de instituições religiosas. O governo tem que estar preocupado com a economia, emprego, saúde, segurança, salário, entre outras questões. E o eleitor tem que analisar um candidato em função daquilo que ele propõe para o Brasil”, opinou. Com relação ao aborto, Evangelista disse que a opinião dos dois presidenciáveis que disputam o segundo turno das eleições 2010, José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), é a mesma. Ou seja, tanto Serra quanto Dilma defende que o Estado acolha as mulheres que chegam às unidades médicas com infecções decorrentes do aborto. “Essa não é uma questão religiosa, é uma questão de saúde pública que está se transformando em moeda eleitoreira”, disse, acrescentando que as mulheres ricas fazem abortos em clínicas particulares e as pobres, muitas vezes, morrem de infecções decorrentes de abortos feitos em clínicas clandestinas. O cientista político conclui seu pensamento com a frase: “Não dá para fazer dessa discussão a principal questão da campanha”.

Fonte: Nominuto.com

Criatividade e deboche pós-campanha

Adesivo que circulam em veículos do Rio Grande do Norte alusivo a vitória de José Agripino e a derrota de Vilma de Faria.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Brasil Alfabetizado gasta, mas não alfabetiza

Deu no Blog do Noblat

brasil_alfabetizado Principal meta do Ministério da Educação (MEC) no início do governo Lula, a erradicação do analfabetismo está longe de virar realidade.

Em seu oitavo ano, o programa Brasil Alfabetizado já gastou R$ 2 bilhões, em valores atualizados, e matriculou milhões de jovens e adultos.

Mas o índice de iletrados, na faixa de 15 anos ou mais, caiu menos de dois pontos percentuais: de 11,6%, em 2003, para 9,7%, em 2009, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE.

O número absoluto de analfabetos está na casa de 14 milhões desde 2006, segundo a Pnad. No ano passado, eram 14,1 milhões. Até o fim de 2010, o Brasil Alfabetizado deverá atingir a marca de 14 milhões de matrículas, considerando-se a quantidade de alunos atendidos a cada ano.

Em 2010, a previsão é atingir 2,2 milhões de jovens e adultos. A maioria das turmas, porém, só começará nos próximos meses, avançando sobre 2011.

Os dados da Pnad sugerem, porém, que a iniciativa não surtiu o efeito desejado.

domingo, 10 de outubro de 2010

Moto Clube Asas Para Liberdade Fará visita a Serra do Lima em Patu - RN


Os pilotos do moto clube Asas da Liberdade de Santana do Matos, estão se preparando para fazerem mais uma trilha será no próximo dia 24 de outubro e iram visitar a serra do lima na cidade de Patu, será um trajeto de aproximadamente 2h e 40 min. com um percurso de 151 kms.
Neste passeio os participantes irão conhecer o entorno da cidade, suas fazendas, montanhas e povoados, além da Capela do Lima, localizada no alto da serra, ainda tem a Caverna onde se escondia o temível cangaceiro Jesuíno Brilhante, Sítio Arqueológico do Jatobá, Casarios em estilo coloniais estão sendo preservados, Casas coloridas ao pé da Serra do Lima, Estação ferroviária de Patu. Hoje, funciona uma casa de cultura popular.