sexta-feira, 15 de março de 2013

ABERTURA DA FESTA DE SÃO JOSÉ


Ontem, 14 de março, no Distrito de São José da Passagem em Santana do Matos foi dado início as comemorações e homenagens ao seu padroeiro. Como programado houve uma procissão com velas no final da tarde, onde a imagem de São José foi conduzida por um grande número de pessoas da localidade e de sítios vizinhos pela principal rua da comunidade até a capela, onde houve o hasteamento da bandeira de São José.
 
A frente dos fiéis estava o Pe Josino que após o percurso celebrou a missa. Na ocasião, o celebrante falou da importância daquele momento para os católicos, fazendo alusão ao Papa Francisco, cujo histórico nos apresenta, valores incontestes de humildade, simplicidade e justiça que se assemelham aos princípios e filosofia de São José.

 
Foram momentos de muita alegria vivenciados por todos aqueles que seguiram a procissão. Um momento especial e de emoção todos sentiram quando o andor entrou na igrejinha, onde todos em uma só voz entoaram o hino do centenário: Cem anos de amor e Fé.

 PROGRAMAÇÃO PARA SEXTA E SÁBADO, 16 e 17

Nesta sexta, 15, pela manhã, houve um momento especial onde foi divulgado pelas FMs Timbauba (Santana do Matos) e FM Cidade (Fernando Pedroza) onde a Sra. Atinha e Leonaldo Assunção fizeram divulgação e convite para todos visitar e participar dos eventos que serão realizados até o dia 24 de Março em São José da Passagem.

No sábado, 16, tem a participação dos motoqueiros, o Rally da Fé. Os pilotos serão concentrados em Residência e sairão as 16:00h até o Distrito de São José da Passagem, cerca de 18 KM em estrada de barro, onde receberão bênçãos na chegada.
A  noite um Show católico com Lea e Sônia.

SETHAS COMEMORA DIA DO ARTESÃO COM PROGRAMAÇÃO NA ZONA N0RTE DE NATAL



O Dia do Artesão (19 de março) será comemorado no próximo dia 16 de março, com uma programação no Complexo Cultural da Zona Norte, localizado no conjunto Santarém. O evento é uma promoção da Secretaria de Estado do Trabalho e da Assistência Social (Sethas), através do Programa Estadual de Artesanato (Proart). A previsão do coordenador do Proart, Marcos Antônio da Silva, é de que cerca de 1.000 artesãos participem do encontro, que contará com a presença do secretário Luiz Eduardo Carneiro Costa, da Sethas. A programação será aberta às 8h com um café de confraternização aos artesãos vindos de todas as regiões do Estado, celebração de missa e shows artísticos e culturais.

Durante a solenidade também haverá o lançamento do site do artesanato e a entrega de carteiras de reconhecimento profissional do artesão, o que vai assegurar aos trabalhadores uma maior segurança no exercício de sua profissão. O documento também vai possibilitar aos artesãos o financiamento e a compra de matéria-prima para a confecção de suas peças e seguridade social (INSS).
A solenidade contará ainda com o sorteio de prêmios e a entrega de brindes para os artesãos e um show artístico com a participação de orquestras e bandas de músicas. Atualmente, perto de 10 mil artesãos estão cadastrados no Programa Estadual de Artesanato executado pela Sethas.
Este mês, a Sethas, por meio do Proart, deu início ao cadastramento dos artesãos potiguares. O novo cadastramento começou pela região do Seridó. Nesta primeira etapa foram cadastrados os artesãos das cidades de Bodó, Cerro Corá, Acari, Cruzeta, São Vicente, Florânia, Currais Novos e Lagoa Nova. O mesmo trabalho será realizado agora em outros municípios.

O artesão Washington Luiz Junior destaca-se no Rio Grande do Norte com suas peças de arte lapidadas em pedra sabão, matéria prima abundante em Santana do Matos sua cidade de nascimento onde tem relevantes serviços prestados. Político atuante com quatro mandatos de vereador, vice-presidente da câmara, presidente e atualmente secretário de obras do município. Em seu ateliê, na própria residencia encontra-se variadas peças com especialização em arte sacra. Seu trabalho já é reconhecido em outras cidades do Estado onde tem estátuas e bustos em praças públicas trabalhadas por ele. 

“O Proart é um importante apoio aos artesãos norte-rio-grandenses. O programa tem como objetivo a valorização do artesão e do artesanato potiguar, intermediando tanto a divulgação quanto a comercialização dos seus produtos”, destaca o secretário Luiz Eduardo Carneiro.