segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Iberê é o primeiro a responder o censo do IBGE no RN

Cardoso Silva

AAIbere

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística) iniciou a contagem populacional no Rio Grande do Norte com o governador Iberê Ferreira de Souza, que foi entrevistado na Residência Oficial, às 8h desta segunda-feira (2).
Para o governador, o censo é a única forma de obter informações corretas a respeito da população. “Esta é também uma ferramenta indispensável ao planejamento do Estado e da Prefeitura. Todas as polícias públicas ou privadas dependem das respostas que as pessoas dão ao questionário”, afirma.

Por isso, ele faz um apelo para que a população não deixe de receber os recenseadores em suas residências. Para evitar desconfiança, os profissionais portarão coletes do próprio IBGE e cartões de identificação. Caso ainda assim o morador se sinta acuado, pode entrar em contato com a coordenação do censo através do 0800-721-8181 para conferir se aquela pessoa faz parte ou não do grupo de recenseadores.
“Queremos motivar a população a receber o pessoal do IBGE. Também pedidos a aqueles que forem entrevistados que não omitam ou distorçam informações. As distorções vão sair também no próprio planejamento do Governo”, diz.

Censo
O censo do IBGE tem início hoje (2) em todo o Brasil. No RN, a expectativa é de visitar uma média de 900 a 950 mil residências nos próximos três meses. O resultado está marcado para sair em dezembro. Um dos diferenciais desta edição é a informatização do processo. As informações serão colhidas com o uso de smartphones. Em todo o estado, vão trabalhar 2.724 recenseadores.

Nenhum comentário: