
sábado, 5 de junho de 2010
FORRÓ NA SERRA DA PIMENTEIRA
A CÂMARA EM AÇÃO - Presidente da Câmara Municipal de Santana do Matos Encerra sessão Tumultuada

Nesta sexta, 04/06, na Câmara Municipal, a Sessão terminou em tumulto e quebra-quebra entre os Vereadores Airton Ovídio (Mago de Miro) PSB e o Vereador João Maria Cadó do PMDB.
O plenário estava lotado tudo porque dona Marlene, esposa do vereador Dr. Assis ia usar a tribuna livre em defesa de acusações feitas pelo vereador Mago de Miro em sessão anterior, quando o mesmo citou o irregularidades no funcionamento dos PSFs. Como também acusações que o mesmo fez contra a filha de Dr. Assis, fisioterapeuta no município, mas que não estava dando expediente, segundo Airton.
Como Dona Marlene ia usar a tribuna, os amigos do casal (Dr Assis e Marlene) fizeram camisetas dando apoio e levaram um grande número de pessoas para assistir a sessão.
O primeiro Orador inscrito foi o Mago de Miro, segundo, Sales Araujo, seguido de Dr. Assis. O próximo foi João Maria que começou diretamente fazendo várias acusações, acintosamente ao vereador Mago de Miro, esse resistiu até o momento
Momento esse, onde houve uma reação agressiva por parte de Mago de Miro, saindo do seu local em direção a João Maria que estava usando a tribuna. O fato não foi consumado pela intervenção oportuna do presidente da câmara, Magnos José (DEM) que se dirigiu ao encontro dos dois e, no tumulto quebraram o púlpito onde se encontrava o orador.
Exaltados e em vias de agressões mútuas dos dois legisladores envolvidos, o presidente deu por encerrada a sessão e juntamente com outros vereadores contornaram e amenizaram os ânimos.
quinta-feira, 3 de junho de 2010
DOIS ACIDENTES MARCARAM O DIA DE CORPUS CHRISTI EM SANTANA DO MATOS
|
Deu entrada no hospital Dr.Clóvis Avelino por volta das 19:00hs, Manoel Francisco de Souza Neto,.(37) anos de idade conhecido por (Gabriel) vítima de acidente de moto,o mesmo ia em alta velocidade na Av.27 de Outubro com sentido ao centro da cidade, mais precisamente próximo ao posto Fan.Segundo informações o mesmo tentou livrar um carro e perdeu o controle da moto vindo a cair.A vitima foi levada ao hospital com ferimentos graves,vindo a falecer logo em seguida.
Um outro acidente aconteceu na RN 041 próximo a entrada do sitio Santa Terezinha.Um jipe da empresa GEMEC de placa: CZJ 3932. PB Queimadas, bateu de frente numa moto Yamaha de placa: MYR 3564 RN Pedro Avelino, em seguida o jipe capotou.Segundo informações vinha no jipe o motorista e um outro funcionário da empresa conhecido por Erinêz Pedro dos Santos (36) anos de idade que ficou preso nas ferragens do carro,e em seguida socorrido para o Hospital Dr.Clovis Avelino e deverar ser liberado, pois o mesmo sofreu apenas escoriações. Até o fechamento dessa matéria o motorista do jipe não tinha sido encontrado no local do acidente, não se sabe se o mesmo fugiu do local.Já o condutor da moto João Nunes Saldanha (36)anos,natural de Fernando Pedroza sofreu fraturas expostas na perna,deu entrada no hospital local por volta das 19:05hs,e em seguida encaminhado para Natal. |
"O governo tem orçamento e deve ter consciência de que tem que ter transparência"
Uma celeuma que divide governistas e oposição tem marcado as sessões e reuniões internas na Assembléia Legislativa. O poto do (dês)equilíbrio é o pedido do governo do Estado para ampliar, de 5% para 11,86%, a margem de capacidade de remanejar os recursos do orçamento aprovado para o exercício de 2010.
Na ala governista, o discurso é de que a Assembléia quer travar o governo, que pagamentos de servidores e de programas como o do Leite serão extintos.
Na ala oposicionista, o discurso é o de que o governo quer ampliar a margem de gastos com a sucessão eleitoral.
No centro, o prazo: no dia 11 próximo termina o prazo regimental de 45 dias para que a matéria seja levada a plenário depois de analisada pelas partes.
Se vai ser aprovada ou não, e como poderá ser, é outra história.
O jurista Paulo de Tarso Fernandes foi deputado e exerceu 3 mandatos. Ele considera que a ampliação da margem de remanejamento é desnecessária e pode ter interesse político.
Eis a entrevista que ele concedeu ao Blog:
Thaisa Galvão – Como o senhor está vendo essa queda-de-braço entre o governo do Estado e a Assembléia Legislativa?
Paulo de Tarso Fernandes – Eu acho que há uma visão desfocada. A Assembléia Legislativa tem uma função institucional e constitucional, que é de autorizar arrecadação de impostos e autorizar despesas. É função do Parlamento, isso está na essência da democracia.
Thaisa – E qual está sendo o papel da Assembléia nesse episódio?
Paulo de Tarso – Neste embate a Assembléia Legislativa não quer fazer o papel de fantoche. Quer manter o que decidiu, que é aprovar o orçamento de acordo com o que os parlamentares acharem conveniente. O Brasil, por causa de anos de ditadura, destruiu a liberdade individual, e cada vez que o Parlamento se pretende impor, há sempre acusações de que quer interferir no Executivo. E isso é perigoso.
Thaisa – Mas nessa celeuma a Assembléia não estaria fazendo o papel do Executivo?
Paulo de Tarso – Não. Dinheiro de convênio é carimbado. Se não tem crédito, claro que tem que pedir. O presidente da República não faz um acordo internacional sem antes o Congresso Nacional aprovar. A Assembléia não está impedindo o Executivo de governar. Dentro da sua margem de remanejamento, o governo pode retirar o que a Assembléia aprovou, por exemplo, para uma ponte em Martins para gratificar seus servidores. Agora o governo pretende que a Assembléia autorize que ele gaste, à revelia, recursos de um convênio federal, da maneira que o Executivo achar conveniente.
Thaisa – Mas antes isso era possível. Por que agora não é mais? O que fez a Assembléia mudar?
Paulo de Tarso – Não discuto que isso existiu. Mas o presidente Robinson Faria quer retomar a verdadeira essência da Assembléia. Vou contar um exemplo: eu fui deputado estadual por 12 anos. Nunca a Assembléia aprovou crédito ilimitado. Um ponto que considero fundamentel: as ações administrativas só são realizadas pelo Executivo, ou pelo Executivo e Legislativo juntos? Numa democracia isso tem que ser feito pelos dois.
Thaisa – A Assembléia quer retomar esse papel?
Paulo de Tarso – Sim. A Assembléia tem que autorizar a receita e a despesa. As prioridades têm que ser discutidas de forma que o debate social aconteça, e isso cabe ao Legislativo.
Thaisa – É isso o que a Assembléia está querendo, então? O debate?
Paulo de Tarso - A posição que a Assembléia toma agora é definitiva para a retomada dos debates a respeito das prioridades que devem ser dadas ao gestor público. Ninguém, até hoje, ouviu falar que alguém fosse ao gabinete do governador para debater o que é melhor para o Estado. Na Assembléia isso se dá todos os dias.
Thaisa – Nessa questão dos servidores, falou-se em não honrar compromissos caso a ampliação do remanejamento não fosse aprovada...
Paulo de Tarso – Para pagar servidor é feito um empenho anual. O governo compromete a verba para o ano inteiro. O orçamento que foi aprovado já contempla isso. Se o governo pretende dar um aumento, tem que pedir crédito suplementar A Assembléia aprova, ou não.
Thaisa – E isso não tem nada a ver com o remanejamento...
Paulo de Tarso – Nada. Tem que pedir e não tem nada com remanejamento. Até porque não se pode remanejar para pagar servidor público.
Thaisa – O que se sabe agora é que, sem a ampliação do remanejamento, o Programa do Leite corre risco de ser extinto. O governo já deve 9 milhões de reais aos produtores e diz que não tem como pagar.
Paulo de Tarso – Não deve ser verdade porque orçamento é previdência. É previsão. Então, no orçamento, o governo já mandou contemplar o Programa do Leite, senão, foram eles quem erraram. Se por acaso o governo quer aumentar o preço do litro do leite ao produtor, pede crédito suplementar, não tem nada a ver com remanejamento.
Thaisa – Qual a justificativa apresentada pelo governo para pedir a ampliação do remanejamento?
Paulo de Tarso – Existem duas vertentes: primeiro, aumentar de 5% para11,86% a capacidade de remanejar recursos do orçamento. Além disso, autorizar, à revelia do Poder Legislativo, e portanto, do debate, a aplicação das receitas (empréstimos e convênios), de acordo com a decisão solitária do governador. A Assembléia tem 24 deputados e a ampla participação do povo e dos deputados, e isso é que é transparente.
Thaisa – Então, se você como jurista, como ex-deputado, afirma que a ampliação do remanejamento é desnecessária, por que então toda essa celeuma?
Paulo de Tarso – Eu penso que é para dar liberdade ao governo em um ano eleitoral, dando poderes somente ao Executivo. O que é eticamente condenável pela falta de debate e francamente inconstitucional, vez que a Constituição proíbe créditos ilimitados.
Thaisa – Então vamos ser práticos: por causa da não aprovação da ampliação da margem de remanejamento, o Programa do Leite será extinto?
Paulo de Tarso – Claro que não, no orçamento existe a dotação.
Thaisa – Os servidores serão penalizados, poderão ficar sem salários?
Paulo de Tarso – Não.
Thaisa – Há alguma alteração no caso do empréstimo autorizado pela Assembléia?
Paulo de Tarso – O empréstimo aprovado pela Assembléia será aplicado, mas de acordo com o que a Assembléia aprovou. Se quiser alterar, vai ter que pedir.
Thaisa – Você não acha que há a intenção da Assembléia travar o governo?
Paulo de Tarso – Claro que não. O governo tem orçamento e deveter consciência de que tem que ter transparência.
Fonte: Thaisa Galvão
ABERTURA DA FESTA DE PADROEIRO DA VARZINHA

Hoje quinta-feira 03 de junho, as 19:30 horas carreata saindo do campo de futbol percorrendo a comunidade da carrapateira seguindo até a Capela; onde havéra a novena de abertura da festa com hasteamento da bandeira. O celebrante neste dia é o Padre Josino Raimundo, a festa será de 03 a 13 de junho. Leia matéria sobre Santo Antônio | |
. | |
Antônio nasceu em 1195, mas não se chamava assim: era Fernando. Nascido de família rica, estudou em sua cidade natal, Lisboa, e formou-se padre. Aos 25 anos, trocou a Ordem de Santo Agostinho pela Ordem dos Franciscanos. Seu sonho era tornar-se missionário na África. Na nova congregação, adotou o nome de frei Antônio. Doente, ficou apenas um ano no Marrocos e se mudou para Assis, na Itália, onde teve a felicidade de ser indicado pelo próprio fundador de sua ordem, Francisco de Assis, para lecionar Teologia nas universidades de Milão e de Bolonha. Famoso, excelente pregador e considerado muito inteligente e bem-informado, foi designado para servir em várias cidades da França e chegou a ser provincial (religioso superior de uma província da ordem religiosa) do norte da Itália. Antônio viveu os cinco últimos anos de vida em um convento de Pádua, na Itália, onde morreu em 13 de junho de 1231, com apenas 36 anos. Por isso é chamado de Santo Antônio de Pádua, mas em Portugal também recebe o nome de Santo Antônio de Lisboa. Muito querido até pelo papa Gregório IX, que o apelidara de "A Arca do Testamento", pelo conhecimento que tinha da Bíblia, Antônio foi canonizado um ano após sua morte. Sua festa é comemorada no dia de sua morte, 13 de junho. Casamenteiro Santo Antônio logo caiu nas graças do povo. Criaram em torno dele o mito de santo casamenteiro, que achava maridos para mulheres e vice-versa, e de santo milagreiro, por achar objetos perdidos. A intimidade do povo com o santo é tanta que, quando ele não corresponde aos pedidos, os crentes costumam castigá-lo, colocando sua imagem de cabeça para baixo ou mesmo "afogando-a" em água, até o pedido ser cumprido. Na passagem da meia-noite para o dia de sua festa, é tradição, em vários pontos do Brasil, as mulheres tirarem a sorte para ver qual a idade de seu futuro marido. Dentro de uma caixa são colocados três limões – um verde, outro meio verde e outro bem maduro. A caixa é deixada num quarto bem escuro. Mais tarde, a mulher entra no quarto e pega um limão da caixa. Se o limão escolhido for o verde, o futuro marido será bem jovem; se for o limão meio verde, o noivo não será tão jovem; se o limão sorteado for o bem maduro, o marido será também maduro, ou seja, com boa idade. Outra forma de arranjar marido é comer pão diante da imagem de Santo Antônio, pensando bastante na pessoa amada. É tiro e queda: o casamento vai se realizar. O santo também ganhou outro atributo: dá sorte e fartura. Para obtê-las, os crentes pegam o pão bento distribuído pelas igrejas no dia de Santo Antônio e o colocam no pote de guardar arroz: é garantia de abundância o ano todo. | |
. |
quarta-feira, 2 de junho de 2010
Benes coordenará a campanha de Rosalba Ciarline
Em resposta as especulações publicadas nos Blog’s do estado e republicada aqui no Blog do Robson, foi publicado nesta tarde de terça-feira (1) no Blog da Thaisa Galvão (Natal) que o Presidente da Assembléia Legislativa e pré-candidato a vice-governador de Rosalba, Robinson Faria ligou para o prefeito de Lajes, Benes Leocádio onde fez o convite para participar da coordenação da campanha da Democrata, Benes imediatamente se colocou a disposição. Em conversa com o nosso Blog na semana passada, o prefeito Benes já havia nos falado que estava fechado com Rosalba, ou seja, nem pensar votar em Iberê Ferreira.
É, agora que Benes participará desta coordenação em nível estadual, imaginem aqui em Lajes como será a situação, as informações é que a reação de uma turma aí foi imediata, não gostaram nadinha dessa história. Para quem pensa em ganhar a campanha com Rosalba e poder manipular o povo para chegar ao poder, o sonho antes de iniciar, já leva um balde de água gelada.
MAIS UM CANDIDATO A VEREADOR PARA 2012
UM SONHO E MUITA ESPECTATIVA

João Maia reafirma que não é homem de quebrar compromisso
O deputado federal João Maia reafirmou que “não é homem de quebrar compromisso firmado”.
E complementou: “Além disso, é juridicamente impossível”.
Para mim essa questão está encerrada, se referindo ao acordo selado com o deputado federal Henrique Alves (PMDB) e a prefeita Micarla de Sousa (PV).
O blog acrescenta: João Maia não vem ao Rio Grande do Norte neste final de semana. Aproveita o feriado de amanhã e dá uma esticada coma família até o Rio Grande do Sul.
terça-feira, 1 de junho de 2010
Saldo do almoço no Camarões em Natal: Benes Leocádio fecha com Rosalba e vai coordenar campanha
O prefeito de Lages e presidente da associação dos municípios do Rio Grande do Norte, Benes Leocádio, PP, descartou qualquer possibilidade de apoiar a candidatura de Iberê Ferreira de Sousa, PSB, ao governo do Estado.
Fechou definitivamente com a candidatura da senadora Rosalba Ciarlini, DEM.
Conforme o blog antecipou almoçaram hoje no Restaurante Camarões, em Natal, o ex-deputado Carlos Augusto Rosado, o ex-governador Vivaldo Costa, e os deputados Fábio e Robinson Faria.
De lá partiu um telefonema fazendo o convite para Benes ser um dos coordenadores da campanha de Rosalba. Ele topou na hora.
DO FUNDO DO BAÚ
segunda-feira, 31 de maio de 2010
A COMUNIDADE DE VARZINHA ESTÁ EM FESTA
|
Domingo dia 30 de maio pela manhã aconteceu varias competições na comunidade da Varzinha em Comemoração a Festa de Seu Padroeiro Santo Antonio Corrida Pedestre masculino e Feminino, corrida de Bicicleta, Corrida de Jegue, na corrida de Jegue o 1º colocado foi Paulo de Vladimiro, na 2ª colocação ficou Jovanildo 3º Jheyson já na corrida ciclistica 1º colocado foi Robson 2º foi Gordão e 3º Francimario na corrida de pedestre Masculino 1º colocado foi Neguinho, 2º Leandro 3º Magão já na corrida pedestre Feminino Nova foi quem venceu em 1º Lugar a Família Cardoso levou a maioria dos prêmios com Nova, Neguinho e Robson Logo após as modalidades esportivas aconteceu uma Feijoada ao som de Marcinho dos Teclados esteve presente os Vereadores Washington Luiz, Magnos José e Naldinho esse evento teve a organização de Wellington e Vários amigos como Zé de Neguinho Gil e Outros, presença de Joãozinho presidente do Partido Verde em Santana do Matos. |
SANTANA DO MATOS REALIZA SEU 21º CONCURSO DE BELEZA "FLOR DE MAIO"
Vale aqui lembrar que Santana do Matos possui um Club com toda a infra-estrutura, espaço, piscina e dependências e que já realizou mais de dez concursos “Flor de Maio”. Hoje, em estado total de abandono por muitos anos, patrimônio do município e de um grupo de sócios patrimoniais que por interesses divergentes ou desinteresses de alguns não é reativado. Perde uma geração que não absorve a formação social que essas jovens ainda representam.
Torre da OI está próximo a entrar em funcionamento
f. damião
Salomão Gurgel prefeito de Janduís: carrego a sensação de ser um corrupto e bandido perigoso
Nunca vi o senhor Juiz! Excelentíssimo Promotor, pedi audiência para conhecê-lo… Antigamente, esse povo importante ia pras reuniões da comunidade. Era bom! A gente via e ouvia o padre, o prefeito e eles, também, os homens da Lei.
Mas hoje é diferente! Os caras passam num concurso, são obrigados a ir trabalhar numa cidadezinha, lá nas quintas do diabo. Ora se vão! Tem que ir… O salário vai pra mais de 20 mil!
Mas já chegam com raiva de tudo. Ah, é difícil separar-se da mulher, que não quer nem saber de morar no interior. “Deus me livre! Tenho que cuidar da educação dos filhos… Vá lá, chega num dia, volta no outro…” É, dá tempo de se ouvir alguém da oposição e construir algum processo contra a Administração Municipal, ou melhor, o senhor prefeito. “Não quero nem saber quem é! Nem sua vida, nem muito menos sua história…”
Nossos municípios são pobres e desestruturados. Muitas vezes, erramos diante da escassez jurídica, contábil e institucional. O promotor sabe?
Nos bons tempos de outrora, lá estava o senhor Juiz ou o respeitável Promotor, nas reuniões, falando pros jovens, pros mais velhos também. A gente gostava de ouvir o saber da Lei dos direitos e deveres de cada um e de todos. Mas hoje, não é mais assim! Antes, era bom sentir que Juiz e Promotor iam até as ruas defender o que nós achávamos bom: a nossa segurança, a nossa paz. Tinha até Juiz que ia na casa conciliar marido e mulher, em processo de separação!
Mas os tempos mudaram. Antes, Juiz e Promotor eram o terror de bandidos, marginais, ladrões e criminosos. Hoje, já não se fala em promotor que promovia a lei, a harmonia e a conciliação; em nome da Lei, combatia a marginalidade. O Juiz processava, julgava e punia… Mas era uma figura admiravelmente respeitada por todos. Estabelecia-se uma reciprocidade de civilidade e respeito. Percebia-se em cada um deles a cultura do humanismo e a consideração por todos e por cada um. Hoje, prefeitos e ex-prefeitos, inclusive os honestos e corretos, tremem diante dos que se nos apresentam como fiéis escudeiros da aplicação rigorosa da lei. Em ritmo sumaríssimo! Quando menos se espera, estamos nos bancos dos réus. Defenda-se quem tem condições e caros advogados!
Em Janduis, prefeito entre l983 e 1988, conheci e me relacionei com juízes e promotores que iam pro meio da rua, junto comigo, para evitar a truculência policial, em alguns momentos da nossa história, ainda com cheiro da finada ditadura. Homens e mulheres de extraordinária cultura humanista! Hoje, amarga-me constatar que, na minha reeleição, nem os parabéns recebi da dupla promotora/juiz. Que culpa temos nós, se eles, de fora, são obrigados a trabalhar algumas horas em nossas pequenas e menosprezadas cidades?
Hoje, carrego comigo a sensação de ser um corrupto criminoso, um bandido perigoso a quem não se deve nem ouvir, nem ter o direito de se defender. Como é que meus pacientes vão entender o psiquiatra, como é que meus filhos e mulher vão me ter, como é que meus amigos assimilarão esta nova e cruel etapa da minha história, depois que Promotor e Juiz me processam me julgam e condenam sem falar comigo?
Resistente à ditadura militar, às vezes, perseguido pelas minhas idéias socialistas, nunca fui tratado como criminoso, nem bandido como hoje, em pleno Estado de Direito.
Por Salomão Gurgel Pinheiro, Psiquiatra e Prefeito Municipal de Janduis
PSB pode punir filiados que não seguirem as orientações da legenda
O diretório estadual do PSB, presidente pela ex-governadora Wilma de Faria, estuda sanções aos filiados com mandato que não seguirem as determinações da legenda para 2010.
Casos de infidelidade serão analisados pelo conselho de Ética pessebista. Segundo Wilma, está sendo esperado o período das convenções e, posteriormente, observar o comportamento dos dissidentes.