sábado, 6 de novembro de 2010
RESENHA DA ULTIMA SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL
POPULAÇÃO DE SANTANA DO MATOS ESTÁ REDUZIDA SEGUNDO CENSO DO IBGE 2010

O município de Santana do Matos realmente parou no tempo e não consegue acompanhar o ritmo de desenvolvimento e crescimento populacional de outras cidades do mesmo porte. Dados divulgados pelo IBGE, referente a coleta de dados do Censo, revela que hoje o município de Santana do Matos com o resultado do Senso 2010, perdeu 3.093 habitantes com relação ao Senso 2.000. Esse Resultado Preocupa pois o Coeficiente vai baixar e os recursos repassados pelo Governo Federal diminuem, Santana hoje é 1.0 e deverá cair para 0.8 prejudicando assim o seu desenvolvimento pois atualmente o Gestor reclama bastante das quedas constantes no FPM, e apartir do próximo ano vai ser ainda pior.
Porquê será que o município perdeu tantos habitantes ? Um dos fatores com certeza é a falta de incentivo para nossos Jovens, falta de politicas públicas e geração de emprego e renda, falta de incentivo a esploração de nossas potencialidades, falta de oportunidades, somos um município rico em belezas naturais, temos belas serras, pinturas rupestres, são mais de 80 sitíos arqueologico já catalogados, tudo isso são fatores que contribuem para o êxodo da nossa população. Um outro fator muito bem colocado pelo Vereador Washington Luiz, através de requerimentos e na Tribuna da Câmara Municipal motivo de muitos pronunciamentos, foi a falta de interesse dos Gestores Públicos passados e atual que não fizeram nada para atualizar as fronteira do nosso município, (os limites intermuinicipais), mas não foi por falta de cobrança pois o Vereador Washington Luiz Vém pedindo, alertando exigindo do prefeito uma ação no sentido de atualizar os limites do município mas o executivo não agiu e perdemos mais de 600 (seiscentos habitantes) para o vizinho município de Florânea no Assentamento Serra Nova, com relação ao ultimo Senso, o Assentamento Acauã foi recenceado para Tenente Laurentino pois segundo o IBGE ao qual pertençe, perdemos para Lagoa Nova, São Rafael, Angicos e muitas pessoas na região de São Bento (rezidência) estão indo pra o município de Fernando Pedroza, Perdemos Habitantes e também eleitores. Agora é tarde vamos ter que conviver com as perdas, que se não houver uma providência a tendência é almentar.
Vejam o resultado do Senso 2010 ,Santana do Matos: 12.894 Habitantes.
O ÊXODO RURAL AFETA SANTANA DO MATOS, VEJA O QUE SIGNIFICA E PORQUÊ ACONTECE
Geralmente o êxodo rural ocorre devido à perda da capacidade produtiva, ou à falta de condições de subsistência, em determinado local que acarretarão no êxodo rural para outra localidade rural, ou, o êxodo rural para localidades urbanas.
O mais comum, o êxodo rural para localidades urbanas, acarreta uma série de problemas sociais, estruturais e econômicos para os lugares para onde os “retirantes” se deslocam, legando ao “êxodo” um significado bastante pejorativo.
O êxodo pode também ser chamado de “migração” quando dentro das fronteiras de um país ou território, ou “emigração” quando acontece de um país, ou território, para outro.
No caso do Brasil, podemos citar vários períodos de migração ao longo de sua história que se caracterizam pelo abandono do campo em busca de melhores condições de vida nas cidades.
Na história do Brasil, por exemplo, podemos citar a migração das regiões do nordeste onde predominava a agricultura da cana, para o sudeste onde floresciam as culturas de café ou mesmo para o norte, para os seringais. E, mais tarde, em tempos mais recentes, lá pela década de 50, se inicia uma nova migração, desta vez para a nova capital do país, Brasília. A migração para Brasília fez surgir inúmeras cidadelas que não estavam nos planos de infra-estrutura e que, por terem se instalado nos arredores da grande capital, foram chamadas de “cidades-satélite”.
O Brasil presenciou o seu período de maior êxodo rural entre as décadas de 60 e 80 quando aproximadamente 13 milhões de pessoas abandonaram o campo e rumaram em direção aos centros urbanos. Isso equivale a 33% da população rural do início da década de 60.
Os principais motivos dessa migração em massa foram a expansão da fronteira agrícola, o modelo de urbanização que incentivava o crescimento das médias e grandes cidades criando oportunidades de empregos que atraíam os moradores do campo, e, a estratégia de modernização da agricultura que incentivava as culturas de exportação e os sistemas modernos de agricultura, práticas que, por sua vez, utilizam menos mão-de-obra que a agricultura tradicional, forçando os trabalhadores excedentes a procurarem outra forma de sustento.
Tanto no Brasil, quanto em outras regiões do mundo, o êxodo rural ocasiona o crescimento desordenado dos centros urbanos, gerando um verdadeiro caos social. Sem planejamento as cidades não conseguem fornecer as condições sanitárias e de infra-estrutura básicas aos novos moradores gerando miséria, doenças e mais bagunça.
Em lugares como a África e a Palestina, por exemplo, a migração (ou emigração no caso da Palestina) foi o estopim de conflitos civis que perduram até hoje. Outros episódios históricos de êxodo rural ocorreram na Roma Antiga quando os escravos começaram a substituir os trabalhadores livres no campo e, estes, começaram, então, a abandonar o campo em direção aos centros urbanos. Episódio semelhante aconteceria novamente na Idade Média, mas dessa vez, o êxodo rural para as cidades se deu pelo surgimento de uma nova classe social, a burguesia, que impulsionou o comércio fazendo prosperar os grandes centros.
Mas o êxodo rural também traz prejuízos para o campo podendo, inclusive, transformar algumas cidades em verdadeiras “cidades fantasma”. Isso ocorre quando toda a população deixa a cidade em busca de melhores oportunidades ou por causa de alguma tragédia natural (como uma grande seca ou um furacão, por exemplo).
CONSTRUTORA CLC PROMETE CONCLUIR TRECHO DA RN 203 EM 30 DIAS LIGANDO BARÃO DE SERRA BRANCA A TRÊS PORTEIRAS
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
O fim da reeleição na Assembléia Legislativa

O Prefeito de Santana do Matos, Francisco de Assis Silva, participaráde entrevista na rádio Timbaúba FM
_Francisco.jpg)
Assis fará um balanço da administração, também ele vai falar sobre obras que estão sendo executadas e liberação de recursos por parte do Governo Federal e Estadual para construção de novas obras, no município.
fonte: f.damião
terça-feira, 2 de novembro de 2010
DIA DE FINADOS: CEMITÉRIO LIMPO E PREPARADO PARA RECEBER POPULAÇÃO PARA VISITA DE COVAS FICA ABERTO ATÉ AS 19H
Prefeitura instala barracas em frente ao cemitério,Santana do Matos precisa seguir este Exemplo
Grande movimentação no Cemitério Público de Lajes durante o dia de finados. O Blog esteve na manhã desta terça-feira (2) para registrar alguns momentos. Para recepcionar a população, a Prefeitura de Lajes montou uma estrutura com pelo menos quatro tendas e cadeiras onde servem água mineral, café e chá. O trabalho é realizado pela Opções Festas, empresa contratada pelo município.
Neste dia, o Cemitério fica aberto até as 19h00min por causa da grande movimentação. Em anos anteriores, muitos populares deixaram para fazer a visita no finalzinho da tarde quando terminam ficando até o anoitecer. Por isso a administração decidiu manter aberto até este horário.
Imagens do Cemitério de Lajes:



HISTÓRIA DO DIA DE FINADOS
O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.
É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.
Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava. Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos. Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de “Todos os Santos”. O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.
Dilma exclui PMDB da primeira reunião

Mesmo com o vice na chapa, o PMDB foi alijado da primeira reunião da presidente eleita, Dilma Rousseff, realizada ontem de manhã e à tarde na casa da petista, no Lago Sul, um dos bairros nobres de Brasília, quando foram escolhidos os primeiros nomes da equipe de transição.
Essa equipe será comandada pelo presidente do PT, José Eduardo Dutra, e pelo ex-ministro Antonio Palocci. Só foram convidados para a reunião com a presidente eleita os petistas mais próximos e cada um recebeu a sua missão para a futura equipe de transição.
Entre os peemedebistas, notava-se um misto de decepção pela ausência de um representante do partido na reunião com a presidente eleita, e a certeza de que o partido será tratado assim mesmo, à distância, porque os lugares mais próximos a Dilma estão reservados aos petistas.
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
VOCÊ SABE QUANTO CUSTA UM EX-PRESIDENTE AO PAÍS
O mandato pode até se estender por oito anos, em caso de reeleição, mas as benesses alcançadas por quem chega ao Palácio do Planalto impulsionado pelas urnas acompanham o eleito pelo restante de sua vida.
No dia 28 de abril de 2008, Lula assinou um decreto (6381/08) que reforça a legislação que ampara o auxílio aos ex-inquilinos do Planalto
Com oito assessores, dois veículos oficiais (carros de luxo), gasolina à vontade e vencimentos de R$ 11 mil, os quatro ex-presidentes vivos (José Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso) custam R$ R$ 3.072.302,08 aos cofres públicos e a partir de janeiro de 2011, quando terminar o mandato do presidente Lula, o gasto anual com os ex-presidentes subirá para R$ 3.840.377,60.
COM ESSE VALOR DARIA…
O valor seria suficiente, por exemplo, para bancar pelo menos 1.489 famílias atendidas pelo principal programa social do governo Lula, o Bolsa Família, ao longo de 12 meses.
A comparação leva em conta o valor máximo distribuído hoje pelo governo federal a famílias de renda per capita mensal inferior a R$ 120 que mantêm até três crianças e dois adolescentes na escola. Nesse caso, os beneficiários podem sacar o máximo de R$ 172 ao mês. O benefício básico, porém, é de R$ 58. Com o valor que custeia os quatro ex-presidentes seria possível distribuir a bolsa a 4.414 famílias que recebem a quantia mínima ao longo de um ano.
CRITICAMOS MAS TAMBEM AGRADECEMOS
NADA FOI MELHORADO PARA O DIA DE FINADOS NO SÃO SEBASTIÃO
AGAUARDAMOS A BOA VONTADE
Depois de apresentar e defender Requerimento na Câmara Municipal, o Vereador Washington Luiz aprovou em deliberação no Plenário e depois foi enviado ao Prefeito Municipal para tomar providências para execussão; Pedido para que seja adquirido um carrinho para transporte do caixão com o defunto até o cemitério, a exemplo do distrito de Barão de Serra Branca onde já existe um adquirido pela adm. da Capela, não houve até hoje uma resposta oficial por parte do Chefe do Executivo Santanense a respeito do Requerimento; mas no inicio do ano passado 2009 esteve na Câmara prestando informações e esclarecimentos a respeito do desempenho de sua pasta como Secretária de Administração e finanças da Prefeitura a Sra. Girlene Vasconcelos Leite, a quém foi feito o pedido verbalmente e a mesma assegurou ao Vereador que iria atender o pedido. um ano ja se passou e não foi realizado este sonho que não é só do Vereador mas de todos que fasem a Cidade de Santana do Matos.
Eleições 2010 Resultado final de Santana do Matos 28ª Zona
Eleitorado 11.757
Abstenção 3.541 (30,12%)
Compareceram 8.216 (69,88%)
Votos 8.216
Brancos 156 (1,90%)
Nulos 316 (3,85%)
Válidos 7.744(94,26%)
1º Lugar
Dilma Rousseff (PT) 4.876 (62,96%)
2º Lugar
José Serra (PSDB) 2.868 (37.04%)
Maioria para Dilma Rousseff (PT) de 2.008 votos.
Paciente passa mais de 40 minutos a espera de atendimento no Hospital Cloves Avelino

|
Bom o caso aconteceu na noite deste Domingo dia 31/10 a paciente Maria Santana Costa conhecida por (Santana) chamou a reportagem do site depois de passar mais de 40 minutos a espera de atendimento no Hospital Cloves Avelino em Santana do Matos segundo Santana estava sentindo fortes dores de cabeça e ao chegar a unidade de saúde a enfermeira e atendente conhecida por Cezarina disse que a médica estava repousando e pediu que não a chamasse, houve um inicio de bate boca na recepção do Hospital entre Cezarina e Santana. Entrevistada, Cezarina disse que foi duas vezes chamar a médica; a primeira vez ela não ouviu, a segunda vez a médica respondeu já vou, depois de alguns minutos a médica veio atender Santana que estava reclamando de forte dores de Cabeça, logo depois de atender Santana, a médica conhecida por Dr. Ana Amália conversou com nossa reportagem e disse que não deu essa ordem para que não a chamasse, simplesmente demorou por que estava tomando banho e disse que nunca deixou de atender nenhum paciente principalmente quando está de plantão. Fonte: edilimafreire.com.br |
domingo, 31 de outubro de 2010
Rosalba deseja sucesso a presidente Dilma e diz esperar que o RN tenha a atenção que merece.
A governadora eleita Rosalba Ciarlini considerou que o resultado das eleições para presidente da República representa que o país respeita a liberdade. “Desejo sucesso a primeira mulher eleita presidente do Brasil. Espero que o Rio Grande do Norte tenha de Dilma Rouseff a atenção que merece”, disse a governadora, reafirmando o compromisso de tratar por igual todos os municípios, independente de apoios recebidos na campanha eleitoral. “Assim como vou cuidar dos municípios onde não tive o apoio dos prefeitos, tenho certeza que essa será também a postura da nova presidente”, reforçou, recordando que convocou a união de todos os parlamentares eleitos do Estado em torno do desenvolvimento do RN.
Por que José Serra venceu a eleição em Natal?

Robson Pires
A capital do estado, depois de todas as urnas computadas, deu a vitória ao candidato de PSDB à presidência, José Serra.
O tucano obteve 51,72% dos votos apurados (202.019). Enquanto isso, a petista Dilma Rousseff ficou com 48,28% (188.558).
Natal registrou 19,31% de abstenções, 2,47% de votos brancos e 5,15% de votos nulos.
Ok. Vão dizer que a vitória se deu pelo empenho dos líderes democratas, Rosalba Ciarlini e José Agripino, do deputado tucano Rogério Marinho e etc e tal.
Mas como perguntar não ofende, será que o insucesso de Dilma, na capital, se deu pelo apoio da prefeita Micarla de Sousa (PV)?
Dilma é eleita a primeira mulher presidente do Brasil
Dilma Rousseff (PT) é a primeira mulher presidente do Brasil.
CANDIDATURA
Ex-ministra de Minas e Energia e da Casa Civil, Dilma foi alçada já em 2008 à condição de candidata pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que começou então a dar as primeiras indicações de que gostaria de ver uma mulher ocupando o posto mais importante da República.
Em 31 de março deste ano, Dilma deixou a Casa Civil para entrar na pré-campanha.
Cresceu nas pesquisas e chegou a ter mais de 50% dos votos válidos em todas elas, mas começou a oscilar negativamente dias antes do primeiro turno, após a revelação dos escândalos de corrupção na Casa Civil e da entrada do tema do aborto na campanha.
Logo no primeiro debate do segundo turno, reagiu aos ataques que vinha sofrendo e contra-atacou Serra. A partir daquele momento, a diferença entre os dois candidatos nas pesquisas parou de cair.
Dilma se torna neste domingo o 40º presidente da República brasileira.
ELEIÇÃO PARA DIRETOR DO ARISTOFANES FERNANDES

VOTE CHAPA 2 !:
CANINDÉ JOTA & JUSCINEUMA GUIMARÃES
Diretor e Vice-diretora – chapa 2 E.E.Aristófanes Fernandes
ALGUMAS DAS AÇÕES:- construção de assentos (bancos) nos
espaços internos da Escola;
- implantação do grêmio estudantil;
- instalação de uma rádio na Escola;
- redução da ausência de professores na Escola;
- revitalização do laboratório de informática para a prática de
pesquisas escolares;
- organização de feiras culturais e científicas;