sábado, 4 de fevereiro de 2012
MEMBROS DO TERÇO DOS HOMENS FAZEM VIZITA A SERRINHA NESTE DOMINGO
Ministério Público dá prazo para prefeitura retirar a cor verde dos prédios públicos
NOVA CRUZ/RN
Nem o pórtico escapou da cor verde
Qual o motivo? A cor dos prédios públicos municipais, que possuem a cor do seu partido político. O verde, cor do PMDB, dos bacuraus, é agora sinônimo de preocupação para o prefeito, que tem 10 dias úteis para apresentar os documentos atinentes a aquisição de insumos e ao pagamento de mão–de-obras utilizados em pinturas dos prédios e logradouros públicos do município.
sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012
ANIVERSARIANTE DO DIA
Amiga Neuza,
Washington Luiz Junior.
CÂMARA MUNICIPAL DE SANTANA DO MATOS INICIA HOJE 03/02 TRABALHOS DE 2012
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012
Nelter acompanha Rosalba em sobrevôo a Serra de João Vale e espera autorização para estrada da Serra de Santana
Na próxima semana a governadora do estado, Rosalba Ciarlini (DEM), vai marcar um dia para sobrevoar de helicóptero e vistoriar as obras na Serra de João do Vale, em Jucurutu. O trabalho inclui os serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação asfáltica em tratamento superficial duplo e sinalização rodoviária numa extensão de dezenove quilômetros.
Rosalba estará acompanhada do deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) e do diretor do DER/RN, Demétrio Torres. Na oportunidade, a chefe do Executivo estadual pode autorizar a estrada ligando São Tomé a Cerro Corá. Segundo Torres, o recurso já está no estado e espera iniciar o trabalho em março.
De acordo com o deputado Nelter, que tem sido o grande batalhador por esses empreendimentos para o Seridó, a interligação entre as regiões Potengi e Seridó facilitará o desenvolvimento da economia local, principalmente na Serra de Santana composta pelos municípios de Bodó, Cerro Corá, Florânia, Lagoa Nova, Santana do Matos, São Vicente e Tenente Laurentino Cruz.
Afonso Bezerra é o primeiro município da região central a implantar o serviço de endoscopia digestiva na rede pública de saúde local.
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
Governo vai pagar atrasados de 2010 a produtores de Leite do RN
Cerca de 2,5 mil produtores e 22 usinas fornecem leite para o programa. Cerca de 115 mil famílias são beneficiadas pelo programa. O governo começou a atrasar o pagamento, que é quinzenal, na antiga gestão. A nova gestão parcelou a dívida e voltou a pagar as quinzenas.Segundo Ronaldo, o governo acaba de pagar a primeira de dezembro de 2011. A segunda deve ser paga até quinta. O pagamento referente a janeiro, segundo ele, só deverá ser feito quando Sistema Integrado de Administração Financeira do governo federal (Siafi) permitir, “o que deverá ocorrer no final de fevereiro”. Além dos pagamentos referentes a 2012, resta pagar cerca de R$ 3,3 milhões aos donos de usinas. “Diante das dificuldades enfrentadas optamos por pagar primeiro aos produtores para depois pagar as usinas. Queremos quitar esta dívida. Havíamos até levantado a possibilidade de pagar em duas e não em mais vezes, mas precisamos discutir novamente”, afirma Ronaldo.
Fonte: Tribuna do Norte
terça-feira, 31 de janeiro de 2012
AÇÃO DE CIDADANIA PROMOVIDA PELO GOVERNO DO ESTADO RESULTOU EM MAIS DE 530 ATENDIMENTOS
COM INFORMAÇÕES DA SEJUC.
ANIVERSARIANTE DO DIA
Washington Luiz Júnior.
segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
UMA VISITINHA RÁPIDA

O Vereador Washington Luiz, visitou o monte de nossa Senhora das Graças em Florânea.
Monte das Graças
O monte de Nossa Senhora das Graças teve sua origem do sonho de um frade de nome Otavio em 1946, o qual sonhou com uma menina que dizia existir num dos montes da cidade de Florânia, um milagre. Que era o seguinte: numa época de secas nesta região, a menina que viajava com os pais retirantes, afastou-se deles perto do monte, entretendo-se na procura de frutas de cardeiro, um cacto muito abundante no local, para alimentar-se, como não soube mais voltar morreu de fome e principalmente de sede no alto da serra.
O frade veio procurar o monte, que no sonho tinha como marco uma cerca cortando-a ao meio, justamente a divisa das terras dos fazendeiros João da Mata Toscano e Francisco Assis do Amaral, outro sinal era uma frondosa umburana, em cujo tronco, a menina – santa estava enterrada até a cintura com uma fruta de cardeiro na mão. Esta Umburana serviu de ponto de partida para a comprovação dos milagres ocorridos no local. Esta árvore exalava um perfume santo, daí as pessoas passaram a utiliza-lo como remédio, usando as suas folhas e cascas para curar doenças, mediante votos feitos pelos fiéis.
A utilização desta umburana teve uma repercussão tão abrangente, que com o decorrer do tempo foi destruída. Hoje dela só resta parte do seu tronco como relíquia santa e marco religioso, o mesmo está preservado dentro de uma dependência denominada “casa dos milagres”, destinada a guardar objetos trazidos pelos romeiros, representando votos feitos pela população religiosa.
Ao chegar a cidade o frade procurou o vigário Ambrosio Silva e pediu-lhe apoio. Este acompanhou-o até o local, juntamente com o sacristão Abílio Córdula. Lá foram outras vezes, sendo que no momento que encontraram o corpo da santa-menina, o frade quis fazer o trajeto sozinho. Decorrido algum tempo foi enviado a nossa cidade, um vulto semelhante ao da menina achada pelo frade. Com a chegada desta imagem, a cidade toda correu extasiada, o povo queria comprovar, observando se a menina-santa parecia com seus familiares, outros até queriam furar o corpo da menina-santa com alfinetes para saber se sangrava.
Devido a vários tumultos os Padres acharam por bem enviar a dita imagem para um local desconhecido. Em 1998 no cinqüentenário da festa do Santuário das Graças foi encontrada a imagem da santa-menina em meio aos objetos do Cônego Estanislau Piechel em sua residência, onde foi exposta no local do Milagre, e encontra-se ate hoje. No local do aparecimento do milagre foi escolhida para ser cultuada a imagem de Nossa Senhora das Graças.
O frade Otavio antes de voltar aconselhou o dono das terras, no caso o Sr. João da Mata Toscano, a construir uma capela no local do milagre. Para o trabalho de construção da capela toda a comunidade colaborou, como não existiam estradas para o local, o material usado foi usado pelos romeiros que incansavelmente subiam varias vezes ao local, levando telhas, tijolos e outros material. Pessoas da época contam que as veredas que davam para o monte mais pareciam formigueiros, de tanta gente subindo e descendo o local.
Em 07 de dezembro de 1947, foi celebrada a 1ª missa pelo Cônego Ambrósio Silva, no monte de Nossa Senhora das Graças sob a umburana. Prosseguida a construção da capela ao ser concluída foi celebrada a 1ª missa em 07 de Dezembro de 1948, a partir de 1949, a festa de Nossa Senhora das Graças ficou sendo festejada a 27 de Novembro, por este dia de ação de Graças ate nossos dias a data da festa e preservada.
Constantemente as pessoas seguem em romarias para pagar promessas e fazer orações no alto do monte, soltam fogos, rodeiam a capela de joelhos, rezam novenas e outras manifestações de fé.
O saudoso Padre José Dantas Cortez, incentivou muito as romarias para o monte das graças, celebrando missas, retiros, novenas, reuniões ou prestando serviços e melhoramentos no santuário.
A fé do povo não tem fronteira. Quanto mais tempo passa,é retratada através de fatos e graças alcançadas. Atualmente o Monte encontra-se muito bem estruturado para romarias e peregrinações com um centro de treinamento e reflexões, as estações, estrada calçada, um horto, a gruta de Nossa Senhora de Lourdes, local para celebrar missas campais, eletrificação e água encanada.
O monte de Nossa Senhora das Graças não é apenas uma das ilustres páginas da história de Florânia, como também e referenciado e enaltecido como ponto turístico da cidade e do RN.
JA PENSOU SE ESSA MODA PEGAR EM SANTANA DO MATOS, SERÁ GASTO MUITA TINTA


Prefeito de Pedro Avelino deverá pagar com recursos próprios pintura de prédios públicos

ANIVERSARIANTE DO DIA
PT de Santana do Matos se reuniu neste sábado com a Pré Candidata Ionara Celeste(PSB)
PARTIDO DOS TRABALHADORES – PT
Diretório Municipal
Santana do Matos/RN
Nota de Esclarecimento
O Partido dos Trabalhadores – PT, de Santana do Matos/RN, reuniu-se no dia 24 de dezembro de 2011, onde naquela oportunidade fora discutida a resolução nº 001/2011 referente ao pleito Eleitoral 2012, como é de conhecimento de todos. Nesta oportunidade o nosso Pré candidato a Prefeito LELO retirou a sua candidatura a este cargo, deixando seu nome a disposição do partido como os demais companheiros: Luiz Soares, Valdir e Luíz Cado, para serem avaliados pelo partido a comporem a chapa de vice- prefeito de um dos dois Pré candidatos a qual estamos ainda avaliando a melhor proposta política. Naquela mesma oportunidade, o partido decidiu ouvi os dois Pré Candidatos, o que eles teriam de propostas concretas e viáveis em caso de uma aliança.
Diante do exposto sentamos neste sábado(dia 27/01/12) com a Pré candidata que representa a atual administração, Ionara Celeste(PSB), onde a mesma não só reconheceu a nossa importância para a atual administração, como também para uma futura gestão. A mesma deixou claro que o Partido dos Trabalhadores, não só pode mas deve escolher o Vice de sua chapa caso seja confirmada esta aliança. Também foi posto que haveria uma participação em uma Secretaria Municipal, da qual teríamos autonomia financeira para realizarmos políticas públicas e sociais voltadas para coletividade santanense, com base nos princípios do partido dos trabalhadores.
Informamos que a Executiva do PT, nos próximos dias irá conversar com o Pré candidato a Prefeito o Empresário Raimundo Miguel Filho “Mundoca”(PDT), o qual iremos ouvi-lo como fizemos com a prefeitável Ionara, o que ele tem de concreto em caso de uma aliança com o PT, e os demais partidos do arco de aliança a nível nacional e local. Após ouvi-los o partido irá no momento certo decidi qual será a melhor proposta política, com certeza vamos avaliar democraticamente respeitando a opinião de cada companheiro militante, levando em conta o espaço que poderemos ter em uma das duas Candidaturas. Para finalizarmos queremos deixar claro que o Partido dos Trabalhadores – PT de Santana do Matos, não tem tendência por nenhuma candidatura, haja vista que somos independentes politicamente e que as posições aqui são partidárias e não pessoais, desta vez o PT não abre mão da escolha do vice, e que seja escolhido pelo partido e não alguém indicado dentro dele por outro partido, concluiu o Presidente do Partido o Sr. Valdir Tomaz Pereira.
Meteorologistas preveem chuvas fortes e irregulares no trimestre

De acordo com os estudos climatológicos da empresa estatal, as análises das condições oceânicas e atmosféricas, e os resultados dos modelos numéricos e estatísticos de previsão climática indicam maior probabilidade para as categorias em torno da média histórica de chuvas este ano.
Segundo projeções oficiais anunciadas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), sediada na capital do Estado, durante o período compreendido entre os meses de fevereiro e abril de 2012, o Rio Grande do Norte manterá um acúmulo de precipitações variando entre 309,2mm e 569,6mm.
A análise da Emparn é reforçada por um estudo apresentado nessa semana pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que destaca um detalhe importante.
Segundo o Inmet, a grande irregularidade na distribuição espacial e temporal das precipitações resultará na ocorrência de chuva forte num curto espaço de tempo no decorrer deste trimestre.
A Emparn destaca que a região do Vale do Açu poderá absorver um volume global de 419,6mm de chuvas no decorrer do trimestre.
Os dados correspondentes à previsão de precipitações pluviométricas para o Vale do Açu fazem parte do levantamento que abrange todas as regiões do Estado.
Além dos 419,6mm prognosticados para o Vale do Açu, o levantamento anunciado pela Emparn traz idêntica projeção para outras partes do Rio Grande do Norte.
Umarizal, 561,9mm;
Litoral Nordeste, 552,8mm;
Pau dos Ferros, 550,7mm;
Natal, 522,7mm;
Serra de São Miguel, 515,5mm;
Médio Oeste, 486mm;
Mossoró, 479,6mm;
Litoral Sul, 444,5mm;
Chapada do Apodi, 441,7mm;
Seridó Ocidental, 428mm;
Serra de Santana, 415,3mm;
Seridó Oriental, 396,3mm;
Macau, 373,4mm;
Angicos, 339,4mm;
Agreste Potiguar, 331,9mm;
Baixa Verde, 317,8mm;
Borborema Potiguar, 309,2mm.