domingo, 28 de março de 2010

RESPOSTA DE PROFESSOR AO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO



O Secretário de Educação, senhor Luís Soares, colocou no seu blog que o sindicato dos professores não tem credibilidade, pois menos de 20% dos professores teriam participado da parada de advertência nesta sexta feira. Sempre comparando essa administração com outra que não querem esquecer, disse ainda que a atual administração respeita o direito dos professores e que já fez muito pelos mesmos.

Sua informação está propositadamente errada, senhor secretário. Eu contei pessoalmente o número de professores que participaram da parada e o número exato foi 48, o que corresponde a 30% dos quase 150 que existem, então não tente desqualificar o nosso sindicato nem contestar a sua credibilidade com mentiras, pois esse sindicato, desde que eu faço parte, sempre foi formado por professores dos dois grupos partidários do município, sendo que a maioria que participa das greves é de quem é contra o prefeito que estiver no cargo, já que poucos que votaram nele cobram seus direitos e os prefeitos costumam desprezar quem não foi seu eleitor. Desde então, o sindicato está fazendo o seu papel, que é defender os trabalhadores em educação, independente de quem seja o prefeito. Você sabe bem disso, porque você viu a mim e a outros professores lutando por nossos direitos, inclusive liderando as greves desde a administração do outro prefeito que vocês não tiram da cabeça e da boca e que graças a uma greve organizada por esse mesmo sindicato, se viu obrigado a corrigir algumas falhas e injustiças contra nós professores, assim como você e o atual prefeito foram obrigados a fazer essas melhoras que você mesmo cita com orgulho ter feito, mas foi contra e tentou impedir que acontecesse. Tudo de bom que vocês fizeram até agora pela classe de professores foi cobrado e exigido por esse sindicato, caso contrário, não teria sido feito. Esse plano de cargos, carreira e salário que temos hoje, foi completamente elaborado pelo sindicato e você mesmo tentou alterar pra prejudicar os professores. O sindicato deu esse plano, juntamente com os vereadores, portanto, as melhorias que conseguimos não vieram da boa vontade de vocês.

Deixe de alegar que a greve é por questões partidárias, pois se fosse, não teríamos participantes que votaram no atual prefeito, nem professores que votaram no antigo prefeito teriam feito greve no seu mandato. Além de outros, eu, por exemplo, participei e fui um dos líderes da greve na administração passada, dessa administração, e também estarei nas futuras greves, caso seja necessário, independente de quem estiver na prefeitura.

Porque vocês não deixam de criticar os erros de quem passou e fazem correto agora? Será que é correto se recusar a fazer pelos professores porque esses não votaram nele, como faz e diz o prefeito? A cobrança pelo piso salarial que o sindicato faz é justa, o recurso existe, vocês sabem disso, mas infelizmente, só porque vocês observam pessoas que não apóiam seu partido liderando a greve, vocês se recusam a cumprir a lei. O recurso do FUNDEB, como vocês sabem, é vinculado e preso para ser investido no pagamento dos professores e só após isso, se restar algum dinheiro, é que vocês podem investir na área de manutenção e desenvolvimento do ensino, portanto, cumpram a lei, deixem de classificar quem merece ou não pelo seu voto e deixem de achar que ninguém pode cobrar que vocês respeitem os direitos dos outros.

Assis Braga, professor e sindicalista

Nenhum comentário: