sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Estátua do Padre Cícero será tombada e reformada

A estátua do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, depois de 40 anos de sua inauguração, finalmente vai receber cuidados especiais. O monumento, além de ter a estrutura restaurada, será tombado como patrimônio nacional. O projeto - iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ceará (Iphan–CE) - pretende preservar um dos maiores símbolos de religiosidade nordestina.

A restauração, que ainda não tem previsão para iniciar, custará cerca de R$ 150 mil, de acordo com o superintendente do Iphan Ceará, Clodoveu de Arruda. Ele informou que a verba já está garantida e o processo de licitação deve iniciar em breve. Paralelo à restauração, serão realizados estudos dos aspectos históricos, sociológicos, culturais e arquitetônicos do monumento para que seja tombado. O grupo de trabalho já começou inclusive a se reunir.

Para contemplar todo o projeto, que inclui ainda obras no entorno, Clodoveu informou que está sendo firmada uma parceria com o Governo do Estado. “A verba que já conseguimos (R$ 150 mil) é exclusivamente para a restauração da estátua”, explicou. Segundo ele, o governador Cid Gomes já se manifestou sinalizando apoio à reforma e ao tombamento. (Gabriela Meneses)

SAIBA MAIS
Com 27 metros de altura, o monumento jamais passou por uma restauração, recebendo apenas pequenos reparos.

A estátua, apesar da pintura desgastada e de pequenas rachaduras, não apresenta risco para visitantes.
No ano passado, a estátua estava sem a ponta dos dedos da mão direita . O problema foi resolvido com reparos emergenciais.

Em agosto, o Iphan iniciará o estudo dos lugares sagrados de Juazeiro. A ideia é identificar quais os pontos considerados sagrados pela tradição católica. A identificação permitirá a preservação da memória.

Fonte: O POVO

Nenhum comentário: