quarta-feira, 28 de abril de 2010

COPA: VOTAÇÃO DE R$ 77 MILHÕES PODE SER HOJE

A polêmica em torno da votação do projeto em que o governo do estado pede autorização à Assembleia Legislativa para contrair o empréstimo de R$ 77 milhões para realizar obras de mobilidade urbana em Natal e no município de São Gonçalo do Amarante para a Copa de 2014 pode ser encerrada hoje. É que os líderes partidários, com exceção do deputado estadual Getúlio Rego (DEM), se reuniram ontem e decidiram dispensar o projeto de tramitação nas comissões permanentes da Casa já que o prazo estipulado pela Caixa Econômica Federal se encerra na próxima sexta-feira.


Liberação da tramitação do projeto depende do líder do DEM, Getúlio Rego Foto: Eduardo Maia/DN/D.A Press
Antes da reunião, o líder do PMDB na Assembleia, deputado José Dias, afirmou que não iria dispensar o projeto de tramitação pelo menos na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O problema é que nenhuma comissão foi criada este ano. Após ouvir as explicações sobre o projeto, o deputado se convenceu e disse que votaria a favor. Os líderes partidários foram convencidos sobre a importância do empréstimo após a visita do secretário Especial da Copa, Fernando Fernandes, e do subsecretário Estadual de Infraestrutura, Carlos Alexandre, ao presidente da Assembleia, deputado estadual Robinson Faria (PMN). Os representantes do governo solicitaram celeridade na votação do projeto já que o prazo concedido pela Caixa está se esgotando.

Fernandes disse que pelo desenvolvimento de Natal e do Rio Grande do Norte é importante a votação e aprovação do projeto o mais rápido possível. "As questões políticas devem ser separadas das questões técnicas para que Natal seja contemplada", destacou o secretário. Nos últimos dias, lideranças do grupo governista apontaram que o deputado Robinson não teria colocado o projeto em pauta por ele ser pré-candidato a vice-governador na chapa encabeçada pela senadora Rosalba Ciarlini (DEM) à sucessão estadual.

Entretanto, o presidente esclareceu que o projeto chegou a Assembleia sem o detalhamento de onde e como o valor solicitado seria empregado pelo governo do estado. "Depois de analisar o detalhamento enviado pelo governo estou seguro para colaborar com a aprovação da matéria", disse o deputado, após ouvir explicação do secretário sobre os projetos para melhoria do trânsito nos dois municípios.

O secretário Fernando Fernandes disse não entender o porquê do detalhamento não ter sido enviado à assembléia junto ao projeto, pois já havia sido elaborado. "É estranho não ter vindo junto porque os projetos são públicos. Foi realmente um lapso, um erro burocrático", assumiu. Robinson por sua vez, garantiu que os deputados não estão contra a Copa, "mas sim defendendo os interesses da Assembleia.
Diário de Natal

Nenhum comentário: