quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

IGREJA RELEMBRA MONSENHOR EXPEDITO



Durante toda esta semana a comunidade de São Paulo do Potengi realiza celebrações para marcar os dez anos da morte do Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros, que durante a sua vida trabalhou em prol povo do povo do Rio Grande do Norte. “No seu ministério, Monsenhor Expedito promoveu ações sociais de educação, cultura, esporte e, principalmente, lutou para que o povo do nosso Estado tivesse acesso a água de qualidade. Sem contar também no seu trabalho de evangelização”, disse o pároco de São Paulo do Potengi, padre Severino dos Ramos.

Ainda segundo ele, Monsenhor Expedito, que ficou conhecido como o Profeta das Águas, foi uma espécie de professor para todas as gerações de padres que o sucederam. “Por isso que ele merece muitas homenagens”, completou padre Ramos.

Na programação estão previstas visitas e missas em todos os bairros da comunidade até a sexta-feira. No sábado, 16, as homenagens começam às 5h, com alvorada festiva. Às 9h, na Igreja Matriz, haverá missa e celebração do Sacramento da Primeira Eucaristia; às 12h, adoração ao Santíssimo Sacramento.

A noite, a partir das 19h, haverá uma missa, presidida pelo Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo e concelebrada por padres da Arquidiocese. “Após a missa vai acontecer um show religioso com artistas da própria comunidade”, disse padre Ramos, que é o segundo pároco de São Paulo do Potengi.

O primeiro foi Monsenhor Expedito, que ficou a frente da paróquia por 56 anos. “Nossa paróquia foi criada em 1943 e ele foi o vigário até morrer. Ele foi o grande promotor da vida de muita gente pois dedicou sua vida ao nosso povo”, disse padre Ramos.

História

Expedito Sobral de Medeiros nasceu no dia 13 de dezembro de 1916, no Sítio Serra Branca, município de São Rafael. Ingressou no Seminário Menor, de Natal, aos 12 anos de idade, onde concluiu o curso ginasial. Fez o Seminário Maior em Fortaleza, continuando seus estudos de formação para o sacerdócio.

Aos 23 anos, ordenou-se padre na Catedral da Apresentação, no dia 19 de novembro de 1939. Celebrou sua primeira missa no dia seguinte, na Capela do Colégio Santo Antônio, em Natal. No dia 5 de novembro de 1943 assumiu a Paróquia de São Paulo do Potengi, onde desenvolveu o trabalho social e comunitário em toda a região.

Motivou os habitantes das comunidades a se organizarem pelo bem comum, formando sindicatos rurais, grupos de jovens e estudantes. Monsenhor Expedito lutou bastante em busca de soluções para o problema da falta de água, por isso recebeu o apelido de Profeta das Águas. Seu Trabalho ficou completo com a realização do Projeto das Adutoras. Em sua homenagem, o então governador Garibaldi Alves Filho, colocou o nome da maior adutora do RN, de Monsenhor Expedito. Ele morreu no dia 16 de fevereiro de 2000, vítima de um linfoma.
fonte: tribuna do norte

Nenhum comentário: