terça-feira, 5 de janeiro de 2010

HÉLIO COSTA SURGE COMO OPÇÃO DE VICE NA CHAPA ENCABEÇADA POR DILMA ROUSSEF


O ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB), afirmou que vai considerar a possibilidade de concorrer a vice-presidente da República em chapa encabeçada pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, se houver um convite para que participe da composição. O ministro não confirma, mas foi sondado pela cúpula do PMDB para ocupar a vaga, que pode ser preenchida ainda pelo presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (SP), também presidente nacional do partido.


Ministro foi sondado para ocupar vaga e diz que não há definição sobre Temer Foto: José Varella/CB/D.A Press
Hélio Costa faz questão de dizer, em meio às fortes especulações de que a vaga de vice será de Temer, que as negociações ainda não estão encerradas. "Não existe nada acertado. O próprio Temer fala que a vaga pode ir para um ou para outro. A cúpula do partido cita o nome do presidente da Câmara para a vaga, mas, de concreto, ainda não há nada", diz.

Ter um mineiro como vice é uma estratégia amplamente adotada por candidatos à Presidência para conseguir mais votos no estado, o segundo maior colégio eleitoral do país. A ministra Dilma é mineira, mas estudou e ingressou na vida pública no Rio Grande do Sul.

Caso se candidate a vice na chapa de Dilma Rousseff, Hélio Costa estaria, concomitantemente, colocando ponto final na briga entre os partidos da base de Lula no estado, e deixando a disputa para o PT resolver internamente: se lança o ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, ou o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel ao Palácio da Liberdade.

Se não vingar a possibilidade de ser vice na chapa de Dilma, a disputa pela candidatura ao governo do estado deve se acirrar. Neste fim de semana, Hélio Costa descartou a possibilidade de acordo com o PT para que cada partido tenha um nome na disputa pelo Palácio da Liberdade no primeiro turno e feche aliança somente para disputa na segunda etapa de votação. A estratégia foi sugerida pelo presidente estadual do PT, deputado federal Reginaldo Lopes, durante almoço com o presidente estadual do PMDB, o também deputado federal Antonio Andrade, no fim do ano.
fonte: diario de natal

Nenhum comentário: