quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Parabens pelos 84 Anos de Cidade



SANTANA DO MATOS/RN
Pouca gente sabe que o nosso município deve a Manoel de Melo Montenegro relevantíssimo serviço. Foi o Padrinho da cidade. Quando Deputado Estadual apresentou na sessão de 14 de outubro de 1927 um projeto elevando a vila de Santana do Matos ao predicamento de cidade. O Presidente do Estado, Dr. José Augusto Bezerra de Madeiros, sancionou a Lei nº 663, a 27 de outubro de 1927. Santana do Matos passou a ser a vigéssima-segunda cidade do Rio Grande do Norte.
Foram Presidentes da intendencia ainda os Srs. Antonio da Silveira Borges, Manoel Antonio de Assunção, João Gomes de Araújo e Miguel Xexéu de Macêdo. Foram elementos Políticos de notada influência local os Srs. Juvenal Cabral de Macêdo, Manoel de Melo Montenegro, o Padrinho da Cidade, Ovídio de Melo Montenegro Pessôa, João Ferreira da Silva, Manoel Francisco da Cunha, Manoel Bráz Cavalcante, Manoel Felipe de Souza, Manoel Antonio de Assunção, Luiz Martins de Oliveira Barros a quem se deve o desenvolvimento de São Rafael, povoação Santanense e hoje município, Silvestre Néri, Absalão Fernandes Bacilon, Miguel Barbosa, João Juvenal de Macêdo e os chefes Antonio de Carvalho e Souza e Manoel Américo de Carvalho.
Todos eles tiveram cada um um papel importante neste município que ainda hoje guarda na memória através de seus decendentes, familiares. Esses Homens todos morreram pobres e alguns individados mantiveram o garbo de saber e tratar a hospitalidade abundante, a distinção de maneiras, a nobresa de atitudes. O tão acusado e nefasto "coronelismo" nunca, pelo menos no Rio Grande do Norte, representou valor negativo de progresso, avidez de gatunagem administrativa, desonestidade funcional e uso de cangaceiros como exteriorização da grandeza mandona. Esta era a linha, a média, o tipo geral comum, acatado e conhecido na Provincia como o foi no Estado. Esse é um pequeno trecho da Historia do nosso Município contado num livro escrito por Luiz da Câmara Cascudo, 1955. Com esse pequeno trecho da história deste lido município o nosso blog Parabeniza a Cidade de Santana do Matos pela passagem dos seus 84 Anos. Feliz Aniversário.

Nenhum comentário: