quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

FALTA DE MÉDICOS COMPROMETE ATENDIMENTO NOS POSTOS DE SAÚDE DO PSF EM SANTANA DO MATOS/RN




Moradores da zona rural de Santana do Matos denunciam que postos de saúde-PSF estão sem funcionar por falta de médicos e os que tem Médicos funcionam precariamente. Quem fica doente precisa buscar atendimento no Hospital da Cidade distante 20,30 e até 40 Km de distância.

Pelo menos 02 vezes por mês, os povoados Varzinha, Acauã, Coroas Limpas, Bom Jesus de Donzinha, Palestina I e II, Belo Monte, Tapúia, Santa Maria, Pixoré e outras comunidades em nosso município, deveria ter uma equipe completa do Programa Saúde da Familia (PSF), do governo federal. Mas segundo os moradores não é isso o que ocorre, durante boa parte do ano, essas e outras comunidades passam até 90 dias sem a visita dos Médicos.

Esta é a situação na zona rural de Santana do Matos, os postos de saúde praticamente não funcionam, quem mora nos povoados, alguns distantes até 40 km da cidade reclamam do prejuízo e do descaso.

Essa falta de Médicos nos Postos de Saúde, e um cronograma desorganizado faz o atendimento de Urgência do Hospital Dr. Cloves Avelino ficar comprometido pela grande demanda de Pacientes todos os dias para consultas, muitos para mostrarem exames ou pegar receitas, para remédios controlados. A dificuldade é enorme pois um só Medico no Hospital, além de tirar o Plantão, atende só pela manhã até 40 pessoas com consultas. São sete equipes do PSF, mas nunca funcionou todas completas, sempre há um revesamento de Médicos, e nesse periodo está um caos, pois Alguns Médicos estão tirando Férias, muitas áreas descobertas.

Não queremos dizer que não temos atendimento, temos sim: o problema é que os Postos-PSF foram criados para atender a população e deixar o Hospital com o Médico de Plantão para atender as Urgências. O que fazer para melhorar este atendimento? será que falta um cronograma bem distribuido, ou um compromisso maior dos Profissionais de Saúde em nosso Município ?

Nenhum comentário: