quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Robinson Faria homenageia primeira deputada estadual do Brasil

Manhã de homenagem na Assembleia Legislativa, sob o comando do presidente da Casa, o vice-governador eleito Robinson Faria.
A homenageada, a primeira deputada mulher do Brasil, a potiguar de Currais Novos, Maria do Céu Fernandes.
Para receber a homenagem, o filho jurista Paulo de Tarso Fernandes.
“Esta Casa mais uma vez abre suas portas para prestar justas homenagens a uma das mais importantes figuras políticas de nosso Estado: a ex-deputada estadual Maria do Céu Fernandes, a primeira mulher eleita deputada estadual no Brasil”, discursou Robinson ao abrir a sessão solene, e comparando o poder feminino que começou com Maria do Céu, com a recente eleição presidencial.
“Se hoje o Brasil escolhe sua primeira Presidente da República é porque antes houve mulheres como Maria do Céu Fernandes, que abriram passagem para as futuras gerações”, disse Robinson.
Além de Paulo de Tarso, prestigiou a sessão outra filha de Maria do Céu, Olindina Fernandes.
Nas galerias, prefeitos e vereadores de diversas cidades do Estado.
No discurso de agradecimento, feito por Paulo de Tarso, ele relembrou a luta da mãe, e contou histórias do fazer político da mãe ainda em Currais Novos, e lembrou que a mãe era ousada, e àquela época, já enfrentava as oligarquias.
“Sou um filho grato na emoção da saudade. Se tiramos lições do passado, devemos buscar esperanças para o futuro”.
*
Maria do Céu Fernandes nasceu em 6 de novembro de 1910, na cidade de Currais Novos.
Ela chegou à Assembleia Legislativa em 1934, ainda solteira, aos 24 anos, para um mandato curto de menos de 2 anos. A parlamentar foi eleita pelo Partido Popular, que era oposição a Getúlio Vargas. Maria do Céu era irmã do ex-governador Cortez Pereira, e pela passagem na Casa do Povo foi considerada uma das melhores oradoras.



Robinson entrega placa de homenagem a Paulo de Tarso



Sessão solene terminou agora há pouco na Assembleia Legislativa

Nenhum comentário: