quarta-feira, 26 de maio de 2010

O Clube Munucipal está abandonado há vários anos



,


Símbolo da sociedade Santanense, o Clube Municipal está abandonado há pelo menos 5 anos.

Hoje, o local não é nem sombra do glamour que causava nos anos de 1990 e até a sua piscina está cheia de água que podem servir de habitat para o mosquito da dengue.
Os mais antigos que passam em frente ao clube na no Bairro do Alecrim com certeza lembram com saudades das grandes festas que o Clube Municipal promovia. Um grande número de cidadãos do município, as mais belas damas e os mais simpáticos e distintos cavalheiros eram "figurinhas" frequentes nas festas do clube que sempre contavam com grandes bandas ou cantores de sucesso, local, regional e nacional.
O auge do clube foi na época do então prefeito Benvenuto Pereira, ele próprio um dos freqüentadores do clube, muitas festas foram promovidas neste espaço e em especial acontecia a festa do vaqueiro por ocasião da tradicional Vaquejada de Santana do Matos todo ano no mês de julho.
A falta de vontade politica, do poder público, o desânimo dos sócios fundadores, contribuiram para a decadência do clube que, aos poucos, foi perdendo sua importância até ficar completamente abandonado como está hoje. O local, para se ter uma idéia, teve portas arrombadas, toda sua estalação eletrica, roubada, banheiros quebrados, tudo que pertencia a estrutura do Clube o que não foi roubado foi danificado ao longo dos anos e serve apenas como banheiro, motel e esconderijos para cobras, arânhas e criadouros de mosquitos e muriçocas.

Nosso Clube tem uma história complexa e cheia de contradições, pois teve inicio com a criação da ACDS, lá pelos anos 80, um grupo de cidadãos e cidadãs santanenses resolveram formar uma associação com o objetivo de construir um clube, fiseram várias festas e com os recursos adquiridos compraram messas, cadeiras foram pouco a pouco montando uma estrutura e conseguiram comprar um terreno, na época Benvenuto Pereira que também é Sócio da ACDS, como Prefeito se impenhou no projeto do Clube e conseguiu com o então Governador Geraldo Melo, recursos para construir o Prédio, concluido a intenção de Benga era entregar a ACDS, mas veio em seguida uma eleição onde foi eleito um novo Prefeito, Manoel Correia Neto, (Neto Correia), que resolveu não entregar o clube para os sócios, se não me falha a memória ainda tentaram recuperar mas findou ficando na responsabilidade da Prefeitura. Os sócios perderam a batalha e o clube ficou com o poder público, uma bela piscina, uma estrutura das melhores da região, se passou 4 Anos do Prefeito Neto Correia, mais 4 anos do Prefeito Assis Santos e 8 anos do Prefeito João Lopes, funcionando com o apoio do poder público, com uma manutenção precária, e muitas pessoas tomaram de contas mas sempre próximo a festa da Padroeira visando um bom lucro. Foi ai que mudou de Prefeito assumiu o atual Fco. de Assis Silva e resolveu entregar o Clube para os sócios pois segundo informações da Prefeitura não existe nem um documento dizendo que este prédio pertance a prefeitura, ou o Prefeito não quer gastar para revitalizar o clube ou é falta de vontade politica pois ele conhece de perto a história da construção deste prédio, o terreno foi compro pela ACDS mas até hoje não foi passado a escritura, e ai niguém sabe a quém pertance este prédio que está abandonado e praticamente destruido. Será que ainda podemos restaurar essa grande obra construida com recursos públicos e devolver a sociedade Santanense? o que faser? é so falta de vontade Politica?

3 comentários:

buscar disse...

BOA MATÉRIA!
PARABENS!

Indígenas do Brasil disse...

Esse tipo de matéria engrandece tambem o seu trabalho parlamentar . Estamos colocando um link para essa notícia no site www.soudoserido.com.br. Parabéns.

Reges Alexandre - Administrador de Empresas!!! disse...

Não sou cidadão santanense mais sou filho e neto de cidadões santanenses, meu pai é o tão conhecido BITONIO DE MARIA BECA, e me lembro de muitas festas que fui neste clube, encontrei esta máteria hoje e fiquei abismado com tamanho falta de responsabilidade do poder público de Santana do Matos por ter deixado chegar a este ponto este tão importante clube, que é o Clube Municipal de Santana do Matos, espero que já tenho sido feito alguma coisa para mudar este cenário e se ainda não foi, espero que seja feito o mais rápido possível, pois, o povo de Santana com certeza deve esta muito triste com esta realidade.