quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O DIA “D” DA MANCHA HANSENIANA EM SANTANA DO MATOS

O DIA “D” DA MANCHA HANSENIANA EM SANTANA DO MATOS

A hanseníase é uma doença que não mata, quanto mais cedo for a descoberta da mancha mais rápida será a cura. Qualquer que seja a forma de hanseníase, a cura acontece utilizando-se medicamentos que provocam a morte dos bacilos, porém, se o tratamento for tardio ou inadequado, a pessoa pode ficar com seqüelas (deformidades), mesmo já estando curada da infecção. Neste caso, as deformidades não transmitem a infecção.
Foto: ilustração disponível na NET
Sec. de Saúde Mônica Damasceno
Foto: Assis Braga
A secretaria de saúde do município divulga através de sua secretária Mônica Damasceno que a partir de 19 de outubro, serão tomadas iniciativas preventivas contra a doença. "Informações sobre os sinais e sintomas da doença são importantes, quanto mais cedo for identificada, mais fácil e rapidamente ocorrerá a cura.

A hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é uma doença infecto contagiosa causada pelo microorganismo denominado Mycobacterium leprae. A transmissão ocorre através do contato direto com doentes sem tratamento. Eles propagam os bacilos pelo aparelho respiratório, por meio das secreções nasais e gotículas de saliva da fala. A tosse e o espirro também são vias de contágio.

Os principais sinais e sintomas da doença são: sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque; áreas da pele que apresentem alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer região do corpo e diminuição da força muscular".

Nenhum comentário: