quarta-feira, 13 de julho de 2011

AS MURIÇOCAS NOSSAS DE CADA NOITE – EM SANTANA DO MATOS/RN, POPULAÇÃO ESTÁ APAVORADA.


Quem nunca teve uma noite velada pelo conto das muriçocas? Elas são capazes de irritar até o mais paciente dos seres. A quantidade de muriçocas por metro quadrado em cada casa de nossa cidade chega a ser objeto de estudo. Os moradores se defendem como podem. Alguns poucos privilegiados que tem ar condicionado e que aguentam o friozinho dessa época, escapam, mas, para maioria, os mosquiteiros, os venenos, as raquetes elétricas e os ventiladores, são algumas das armas usadas na empreitada. Vale tudo para ter uma boa noite de sono!
Confira algumas curiosidades sobre as danadas:
Que som é aquele das desgraçadas muriçocas?
Muriçocas são comumente conhecidas como pernilongos. O som que elas produzem antes de atacar as suas vítimas é produzido pela vibração de suas asas.
Quanto tempo vive uma muriçoca?
Uma muriçoca macho vive, em média, oito ou nove dias. A fêmea dura um mês. Se o inverno chega antes que tenha oportunidade de depositar seus ovos ela hiberna até as condições favoráveis voltarem - às vezes quatro ou cinco meses. As muriçocas raramente se afastam mais de trezentos metros do local onde nascem. Elas batem as asas mil vezes por minuto.
As muriçocas machos vivem de néctar ou seivas vegetais. São as fêmeas que sugam o sangue de mamíferos, aves e anfíbios para depois produzirem os ovos.
A Prefeitura Municipal bem que podia tentar junto a SESAP/RN trazer o carro fumacê para ver pelo ao menos se diminuía essa infestação de pernilongos. Fica aqui o nosso apelo!

Nenhum comentário: