quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

DESORDEM URBANA NA AV. MARIA LACDERDA

Poluição visual, lixo, calçadas obstruídas e pavimentação deficiente prejudicam quem vive na avenida ou transita por lá
Adriana Amorim

A Avenida Maria Lacerda Montenegro, uma das principais vias de Nova Parnamirim, em Parnamirm, na região metropolitana de Natal, mais parece uma "terra de ninguém". Além da poluição visual ocasionada por anúncios em muros, outdoors, placas e faixas, dezenas de empreendimentos comerciais e residências têm desrespeitado pedestres ao dominar as calçadas. A invasão ocorre em praticamente toda a extensão da avenida e não é difícil presenciar casos de ampliação da área física de imóveis apropriando-se de parte do passeio público. Carros estacionados sobre as calçadas e até mesmo produtos dispostos ao ar livre, como botijões de gás e garrafões de água mineral, também são motivos de reclamação por parte dos transeuntes.


Numa via desorganizada, carros estacionados na calçada e o avanço das edificações deixam pouco espaço para os pedestres Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
Além dessas barreiras, eles também reclamam dos desníveis e de focos de lixo e entulhos em vários pontos da via. "É preciso arriscar a vida ao andar na rua. Todos os dias, preciso deixar meus dois filhos na escola e é sempre chato fazer esse percurso. Tambémdeveria haver mais sinalização, pois os carros andam sempre em alta velocidade. Até para atravessar na faixa de pedestre é uma dificuldade", detalhou Jakeliny de Souza, que reside há 12 anos em Nova Parnamirim.

Outra moradora, Francisca da Silva, diz que são os idosos e crianças que mais sofrem ao caminhar pela Maria Lacerda. "Eu, pelo menos, me sinto insegura tendo de descer para rua o tempo todo, tanto por causa das partes sem calçamento, quanto de alguns comércios que usam as calçadas como se fossem deles", denunciou.

A prefeitura de Parnamirim alega que as calçadas são de responsabilidade dos imóveis, embora seja de competência da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semur) coibir abusos relativos a poluição visual e ocupação irregular dos espaços públicos. A reportagem não conseguiu contato com a pessoa responsável.

Obras

Já o Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER), responsável pela pista de rolamento, por se tratar de uma RN, diz que vem cumprindo o calendário de atividades."A via foi construída em 2000, através de uma parceria do governo do estado com a Prodetur (Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste), no sentido de prover acessos ao Litoral Sul, e sofreu um recapeamento em 2007. Mas houve uma grande expansão urbanística naquela região e as atribuições acabam sendo confundidas. Hoje, o DER só trata da pista de rolamento e de paradas intermunicipais", disse Caio Pascoal, diretor de obras, acerca da construção de novas calçadas. "Essa parte quem vai definir é a prefeitura. Aliás, o ideal seria um convênio com o governo do estado e a prefeitura", sugeriu.
fonte: diario de natal


Nenhum comentário: