As pinturas e gravuras rupestres são 
então estudadas com a finalidade de poder caracterizar culturalmente as 
etnias pré-históricas que as realizaram, a partir da reconstituição de 
um procedimento gráfico de comunicação que faz parte dos respectivos 
sistemas de comunicação social. Numa segunda instância, este estudo 
pretende, quando o corpus gráfico em questão fornece os elementos 
essenciais de reconhecimento, extrair os componentes do mundo sensível 
que foram escolhidos para fazer parte de tal sistema gráfico. Fica então
 excluída qualquer possibilidade de interpretação de significados, pois 
toda afirmação se situaria em um plano de natureza conjectural. Na 
perspectiva de estudo utilizada entende-se que a cada tradição gráfica 
rupestre pode associar-se um grupo étnico particular na medida em que se
 possa segregar conjuntamente outros componentes caracterizadores de 
natureza cultural, tais como uma indústria lítica tipificada, uma 
utilização própria do espaço ou formas específicas de enterramentos. 
Em razão da abundância de sítios e 
da diversificação de pinturas e gravuras foi possível estabelecer uma 
classificação preliminar, dividindo-as em cinco tradições, das quais 
três são de pinturas e duas de gravuras.
 Hoje já são
 87 sítios cadastrados pela equipe somente em Santana do Matos e é 
atualmente o município potiguar com a maior quantidade de sítios 
arqueológicos no Estado, vindo em segundo lugar o município de Carnaúba 
dos Dantas com 64 sítios”, disse o professor ao Blog Redação Cajarâna, em matéria publicada em 26 de maio de 2010. Mas na semana passada acompanhado de um jovem de nome Suruca, que disse ter visto umas pinturas em um local prósximo a Serrinha hà apróximadamente 3Km da cidade foram ao local e encontraram mais um sítio que passa para 88  Sítios no município de Santana do Matos/RN, vejam baixo fotos do local.





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