domingo, 4 de dezembro de 2011

População Santanense discute em audiência pública Emenda de Iniciativa Popular



















Foi realizada na manhã de ontem dia 03 de Dezembro de 2011,na Câmara Municipal de Santana do Matos, Audiência Pública convocada pelo Exceutivo e Legislativo, com finalidade de decidir a Ação orçamentária no âmbito da área da saúde que será aplicada a emenda de iniciativa popular 2012. Os Santanenses que lotaram o plenário da Câmara poderam escolher entre seis Ações pré-determinada pelo Governo Federal para investir e minimizar problemas de saúde pública.
Entre as seis propostas apresentadas apenas duas chamaram a atenção das pessoas presentes, muito embora todas as propostas eram boas para a saúde da população de Santana do Matos. A ação mais votada pelos presentes foi a da Ação de implantação e melhoria de sistemas públicos de manejo de resíduos sólidos. Esta ação visa contribuir para a universalização dos serviços de coleta, limpeza pública, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos nas áreas mais carentes .
As seis Ações apresentadas foram: a estruturação da rede de serviços de atenção básica de saúde, a implantação de melhorias sanitárias domiciliares para prevenção e controle de doenças e agravos, a Implantação e melhoria de sistemas públicos de abastecimento de água, a Implantação e melhoria de sistemas públicos de esgotamento sanitário, a implantação e melhoria de sistemas públicos de manejo de resíduos sólidos, e Serviços de atenção às urgências e emergências na rede hospitalar. Várias pessoas usaram a tribuna para justificar sua opinão sobre as ações apresentadas, entre eles vereadores, professores, profissionais da saúde e o prefeito Francisco de Assis Silva (Assis da Padaria) também falou aos presentes sobre a importância dessa Emenda para o nosso município e ressaltou que está lutando, buscando recursos do PAC 2 ( Programa de Aceleração do Crescimento) para retirada das 3 fossas que foram jogadas para dentro ao Açude Alecrim há mais de 12 anos, e com isso a população não usa a água para nadapois os dejetos e esgotos estão sendo lançados para dentro do açude, poluindo a água e o meio ambiente.

Nenhum comentário: