terça-feira, 21 de setembro de 2010

OS NORTERIOGRANDENSES DE OLHO NO PRESIDENTE SINALIZAM OUTRAS OPÇÕES PARA GOVERNAR O ESTADO

Bandeira do Rio Grande do Norte

Lula transferiu votos que faltavam para Rosalba ganhar no 1º turno


O povo do Rio Grande do Norte para eleger seu governador não precisa que alguém venha lá de Brasília, mesmo sendo o Presidente da República, tentando induzir de maneira desrespeitosa, nossa capacidade de tomar decisões. Segurando um candidato pelo braço, como um profeta ou semi-deus diz o presidente nos principais canais e horários da TV potiguar: vote em fulano porque é importante! Importante pra quem, Sr presidente da República? O Rio Grande do Norte nada tem contra o governador Iberê, homem íntegro e com serviços prestados ao Estado. Agora ninguém tem o direito de influenciar nossas decisões, simplesmente pelas condições momentâneas de força do poder.

A propaganda política na TV feita pelo Presidente Lula no Rio Grande do Norte, apresentando o candidato Iberê como candidato a governador, serviu para que o povo do Estado relembrasse de um velho jargão bem conhecido - como um ditado, como se diz aqui no meu sertão em Santana do Matos: “o tiro saiu pela culatra” ou sendo mais autêntico como sertanejo: “o punaré puxa a isca com o rabo para escapar do mondé”. Estamos sim, meio desconfiados iguais aos punarés das caatingas da região central do RN.

Uma semana no vídeo a propaganda política do presidente Lula, o povo não aprovou e deu uma resposta de imediato. As pesquisas desde o início de campanha apontavam a candidata Rosalba Ciarlini (DEM) com ampla maioria sobre o candidato, governador em exercício Iberê Ferreira de Souza (PSB), no final de semana, novas pesquisas, novo pico de crescimento. Os números já sinalizam a possibilidade da candidata Rosalba ser eleita no primeiro turno. Não tenho dúvidas, quando vi aquela propaganda pela primeira vez, me senti humilhado em saber que alguém publicamente demonstrasse interferir na livre escolha que as pessoas tem para definir conscientemente seus candidatos. Por que? Quais os argumentos, além do desejo de permanecer no poder justificariam tal interferência.

Felizmente a democracia nos proporciona momentos - como esse, com retomadas de opções que possam alavancar e permanecer crescendo nosso país. Por isso, Sr Presidente nosso voto é o que temos mais forte e com dignidade não sofremos interferências de terceiros. Salvo e penalizado um contingente de nordestinos da zona rural, esses sim, estão condenados. Suas identidades foram falsificadas, seus conceitos de cidadania foram trocados por bolsas como se espelhos fossem a retratar ou comparar novas civilizações. Tudo isso regredindo a uma nova escravatura mantenedora de classes que extraem valores humanos: a concepção do que mais digno tem o ser humano que é a predisposição e formação ao trabalho - que foram comprados pelo Assistencialismo Criminoso que influencia os jovens a não trabalhar. Milhares de jovens em todo o país (principalmente no nordeste) com idade de 20 a 28 anos, alfabetizados, despreparados e desmotivados ao trabalho pelo atual modelo econômico social. Eles formam uma nova geração, conscientes e predispostos a retomar, sempre que necessário o rumo de nosso país, que seja sem ditadura, sem formação de governo por grupos econômicos, sem novos ditadores latinos, sem corjas formadas em instituições oficiais de governo, conscientes, assim construiremos um Brasil melhor e com perspectivas de futuro.
blog: Ponto de Vista

Nenhum comentário: