quinta-feira, 30 de setembro de 2010

1º FORUM COMUNITÁRIO - SELO UNICEF Município Aprovado, edição 2009-2010

Foi realizado ontem (29) no Auditório da Câmara Municipal o 1º Fórum Comunitário em Pró-Selo UNICEF. Estavam presentes, a primeira Dama do Município Maria Alice, Secretários Municipais, o vereador Washington Luiz, Pe.Raimundo Josino (presidente do concelho), do Pastor da Igreja Assembléia de Deus Salatiel, Gestores, Professores, Alunos, Ricardo representante do Pró-Jovem, lideranças comunitárias e a sociedade cívil. O referido fórum tem como estratégias promover o fortalecimento da participação Social nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas garantindo a criança e a cada adolescente o direito de se desenvolver, aprender, proteger-se e ser protegido, crescer sem violência e ser prioridade absoluta nas políticas públicas. A articuladora do Selo UNICEF Elisa Fernandes ressaltou a necessidade do apoio e envolvimento da comunidade nas ações desenvolvidas nos projetos Cidadania em Nosso Bairro, destacou o desempenho de Padre Josino, membro do Conselho e fez um diagnóstico das ações desenvolvidas visando a melhoria das políticas públicas , qualidade de vida, desenvolvimento
educacional, social e cultural.
Nesta edi­ção do Selo, o mu­ni­cí­pio pre­ci­sa rea­li­zar dois Fó­runs Co­mu­ni­tá­rios: o pri­mei­ro, até 30 de se­tem­bro de 2010, e o se­gun­do, no pri­mei­ro se­mes­tre de 2012.
No I Fórum, gru­pos de ado­les­cen­tes e li­de­ran­ças lo­cais atuan­tes na so­cie­da­de civil foram con­vi­dados a con­tri­buir para a ela­bo­ra­ção de dois im­por­tan­tes ins­tru­men­tos de ga­ran­tia de di­rei­tos da in­fân­cia e ado­les­cên­cia: Foi apresentado um diag­nós­ti­co da si­tua­ção das crian­ças e ado­les­cen­tes do mu­ni­cí­pio, feito a par­tir do le­van­ta­men­to e aná­li­se de in­di­ca­do­res so­ciais, e o ma­pea­men­to dos ser­vi­ços de aten­di­men­to à po­pu­la­ção de até 17 anos, que re­sul­ta­rá na ela­bo­ra­ção do Plano Mu­ni­ci­pal de Ação, com o de­ta­lha­men­to do que pre­ci­sa ser feito para me­lho­rar a qua­li­da­de de vida dos me­ni­nos e me­ni­nas.
O I Fórum Co­mu­ni­tá­rio, um dos pon­tos altos da mo­bi­li­za­ção foi tra­çar as po­lí­ti­cas pú­bli­cas vol­ta­das à me­lho­ria da qua­li­da­de de vida de crian­ças e ado­les­cen­tes .
Se­gun­do Elisa Fernandes (assistente social), ar­ti­cu­la­do­ra do selo, os par­ti­ci­pan­tes do Fórum foram di­vi­di­dos em gru­pos de tra­ba­lho, para de­ba­ter e for­mu­lar pro­pos­tas que possam for­ta­le­cer as po­lí­ti­cas pú­bli­cas, em favor das crian­ças e ado­les­cen­tes do mu­ni­cí­pio. Cada grupo de tra­ba­lho conta com um fa­ci­li­ta­dor. Nos gru­pos foram dis­cu­ti­das ações que pos­sam im­ple­men­tar o selo no mu­ni­cí­pio, que tem por ob­je­ti­vo: er­ra­di­car a ex­tre­ma po­bre­za e a fome; Atin­gir o en­si­no bá­si­co uni­ver­sal; pro­mo­ver a igual­da­de entre os sexos e a au­to­no­mia das mu­lhe­res; re­du­zir a mor­ta­li­da­de na in­fân­cia; me­lho­rar a saúde ma­ter­na; com­ba­ter o HIV/Aids, a ma­lá­ria e ou­tras doen­ças; ga­ran­tir a sus­ten­ta­bi­li­da­de am­bien­tal e Es­ta­be­le­cer uma Par­ce­ria para o De­sen­vol­vi­men­to.

O Selo Uni­cef tem como base a mo­bi­li­za­ção so­cial, o de­sen­vol­vi­men­to de ca­pa­ci­da­des e o mo­ni­to­ra­men­to das po­lí­ti­cas pú­bli­cas im­ple­men­ta­das, sendo tam­bém um re­co­nhe­ci­men­to in­ter­na­cio­nal ao es­for­ço dos mu­ni­cí­pios no cum­pri­men­to das suas po­lí­ti­cas pú­bli­cas vol­ta­das para a in­fân­cia e ado­les­cên­cia. O mu­ni­cí­pio es­pe­ra con­tar com a co­mu­ni­da­de na par­ti­ci­pan­do ma­ci­ça­ das ati­vi­da­des, fator este que, se­gun­do a ar­ti­cu­la­do­ra, será pre­pon­de­ran­te na con­quis­ta do Selo UNICEF.


VEJA AS FOTOS
Participantes no plenário da câmara municipal
F Damião e o Blogueiro e vereador Washington Luiz
Participantes do fórum
1ª Dama Dama do Município Maria Alice
Eliza Fernandes Assistente Social


Pe. Raimundo Josino
Fonte: Blog F. Damião

Nenhum comentário: