quinta-feira, 11 de março de 2010

VAMOS PRESERVAR O NOSSO PATRIMÔNIO




Património ou patrimônio cultural é o conjunto de todos os bens, materiais ou imateriais, que, pelo seu valor próprio, devam ser considerados de interesse relevante para a permanência e a identidade da cultura de um povo.

O património é a nossa herança do passado, com que vivemos hoje, e que passamos às gerações vindouras..

Do património cultural fazem parte bens imóveis tais como castelos, igrejas, casas, praças, ruas, calcadas, conjuntos urbanos, e ainda locais dotados de expressivo valor para a história, a arqueologia, a paleontologia e a ciência em geral. Nos bens móveis incluem-se, por exemplo, pinturas, esculturas e artesanato. Nos bens imateriais considera-se a literatura, a música, o folclore, a linguagem e os costumes.

Resumindo Patrimônio Cultural são coisas que fazem parte da história


A protecção do património cultural

As entidades que procedem à identificação e classificação de certos bens como relevantes para a cultura de um povo, de uma região ou mesmo de toda a humanidade, visam também a salvaguarda e a protecção desses bens, de forma a que cheguem devidamente preservados às gerações vindouras, e que possam ser objecto de estudo e fonte de experiências emocionais para todos aqueles que os visitem ou deles usufruam. Queremos mostrar a importância de preservar-mos o nosso patrimônio, resgatar-mos as nossas origens, a nossa história, pois em nossa terra estamos deixando se perder, esquecido pelo tempo como por exemplo: não temos mais a 1ª casa de santana do Matos, sabemos muito pouco sobre a nossa história.

Ainda temos no centro da cidade as primeiras ruas calçadas desta cidade, ainda menino alcancei a feira livre nesse local dentro e aos arredores do velho marcado público, área esta que devemos pedir o apoio de todos para preservar este calçamento, inclusive do Prefeito Municipal, o que vamos faser para preservar o que resta dos nossos antepassados?

Nenhum comentário: